Candidatura do União Brasil atende prioridades dos eleitores

Pesquisa do DataSenado aponta os cinco temas que definirão o voto em 2022

Uma pesquisa do DataSenado, realizada em março de 2022, apontou os cinco principais temas de interesse do eleitor para decidir o voto nas eleições de outubro. A menos de 80 dias do pleito, os assuntos mais citados pelos entrevistados no levantamento são, respectivamente, saúde, combate à inflação e geração de emprego e renda. Na sequência, aparecem educação e combate à corrupção.

O cientista político Murilo Medeiros compara os dados deste ano com os de 2018. “Na eleição passada, muito devido à Operação Lava Jato, o combate à corrupção era o item mais importante na tomada de decisão. Este ano, por conta da pandemia, a saúde é o primeiro tema lembrado pelos eleitores”, detalha.

A geração de emprego e renda e a educação estão em posições diferentes no ranking, mas permanecem entre os cinco assuntos mais relevantes na tomada de decisão. Outro ponto que chama a atenção é que a segurança pública deu lugar à preocupação econômica com a inflação. “A alta nos preços nas prateleiras dos mercados e nos postos de combustíveis, por exemplo, assustam os brasileiros”, completa Medeiros.

O União Brasil, maior partido político do país, oferece à população uma candidatura baseada nos anseios dos brasileiros. A chapa majoritária que disputará a Presidência, encabeçada por Luciano Bivar, tem um plano de governo elaborado por especialistas em todos os tópicos que interferem no crivo do eleitor.

Nomes de peso

Entre os formuladores da proposta de governo de Bivar, estão cinco ex-ministros com vasta experiência em suas áreas e currículo extenso. Outro nome de peso que reforça o time é o do idealizador do Imposto Único Federal e ex-secretário da Receita Federal, professor Marcos Cintra.

Confira os nomes:

– Sergio Moro: ex-ministro da Justiça e Segurança Pública
– Luiz Henrique Mandetta: ex-ministro da Saúde
– Henrique Meirelles: ex-ministro da Fazenda
– Mendonça Filho: ex-ministro da Educação
– Fernando Coelho Filho: ex-ministro de Minas e Energia

Para Luciano Bivar, capacidade técnica não vai faltar em seu eventual governo. “O União Brasil oferece aos brasileiros uma alternativa para a polarização que aí está. Temos um projeto de país, além de uma proposta concreta para tirar o país da situação que nos encontramos”, afirma o pré-candidato ao Planalto pela legenda.