Plano de governo de Soraya Thronicke: reforma tributária é “prioridade” para superar desigualdades e retomar desenvolvimento econômico

Documento de 73 páginas elenca propostas viáveis e estratégicas para acabar com a fome, gerar mais emprego e renda e reestruturar políticas públicas

Tendo a reforma tributária como “prioridade número um”, o plano de governo de Soraya Thronicke, candidata à Presidência pelo União Brasil, tem no liberalismo econômico o alicerce para superar desigualdades regionais e proporcionar dignidade e qualidade de vida a todos os cidadãos. O projeto apresentado em 73 páginas elenca propostas viáveis e estratégicas para superar a fome, gerar mais emprego e renda e reestruturar políticas públicas na educação, na saúde e na segurança pública.

Segundo Soraya Thronicke, a retomada econômica é o principal desafio a ser enfrentado. “Precisamos de mudanças no sistema tributário e na otimização dos gastos públicos. O custo de manutenção da máquina pública precisa ser revisto, mas o Estado tem que oferecer serviços de qualidade à população. Se mudanças estruturais não forem feitas, a crise social, financeira e política vai se agravar”, afirma.

A saída, argumenta a senadora, é implantar o Imposto Único Federal. O IUF propõe nova forma de arrecadação de tributos e contribuições federais, substituindo 11 impostos por apenas um, com alíquota menor. A proposta foi pensada há mais de 20 anos por Marcos Cintra, economista e vice-presidente na chapa de Soraya. A partir desta mudança, a tendência é uma distribuição mais justa da carga tributária, aliviando a excessiva incidência sobre os trabalhadores, a classe média e as empresas formais.

“Na prática, o IUF significa mais comida no prato do trabalhador. Convém lembrar que no Brasil mais de 20% da população vive em situação grave de não ter o que comer. Temos que desburocratizar e incentivar o empreendedorismo por meio de uma política com instrumentos e mecanismos de acesso ao crédito orientado, ao mercado, à inovação e tecnologia e ao apoio e orientação continuada”, aponta Soraya Thronicke.

Quer conhecer mais propostas na economia e também em áreas como assistência social, agricultura, esporte, cultura e desenvolvimento ambiental sustentável?

Acesse aqui (link) a íntegra do plano de governo de Soraya Thronicke.