União Brasil é o partido com o maior número de governadores eleitos

Sigla reelegeu Wilson Lima (AM), Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT) e Coronel Marcos Rocha (RO)

Em sua primeira eleição, o União Brasil ganhou em quatro estados e é o partido com o maior número de governadores eleitos no país. A noite de domingo (30) confirmou a vitória de Wilson Lima, com mais de um milhão de votos no Amazonas. Em Rondônia, Coronel Marcos Rocha foi escolhido pela maioria dos eleitores, com 458 mil votos. Já Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (Mato Grosso) foram reeleitos em primeiro turno, com 1,8 milhão e 1,1 milhão de votos, respectivamente.

No Congresso Nacional, o União Brasil terá uma bancada expressiva, com 10 senadores e 59 deputados federais a partir de 2023 (https://uniaobrasil.org.br/2022/10/03/uniao-brasil-elege-59-deputados-federais-de-19-estados/). No Senado, o partido conquistou cinco cadeiras nestas eleições. Ex-presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre foi reeleito no Amapá. Sergio Moro ficou com a vaga no Paraná, assim como Efraim Filho, na Paraíba. Professora Dorinha e Alan Rick serão os representantes do Tocantins e do Acre, respectivamente. Outros cinco senadores têm mandato até 2027: Chico Rodrigues (Roraima), Jayme Campos (Mato Grosso), Marcio Bittar (Acre), Rodrigo Cunha (Alagoas) e Soraya Thronicke (Mato Grosso do Sul).

A votação significativa em todas as regiões também reforçou a presença do partido nas Assembleias Legislativas. Ao todo, 100 deputados estaduais foram eleitos (https://uniaobrasil.org.br/2022/10/05/uniao-brasil-ganha-forca-e-elege-100-deputados-estaduais/), a maioria deles no Nordeste.

Após os resultados do segundo turno, o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, declarou que “o grande vencedor das eleições foi o povo brasileiro”. “O União Brasil sente-se exitoso neste pleito. Agora é momento de união, de estarmos juntos, pela paz, pela menor desigualdade social, mais emprego, maior desenvolvimento econômico e mais fraternidade entre os brasileiros”, disse em vídeo (https://www.instagram.com/p/CkW2cCjpIY0/) publicado nas redes sociais.