Prefeitos do União Brasil vencem prêmio nacional de qualidade de gestão

Os prefeitos Ércio Kriek, de Pomerode (SC), e Juscelino Brasiliano Roque, de Diamantina (MG), receberam o Prêmio Band Cidades Excelentes na última quarta-feira (30), realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão.

A avaliação para definir os vencedores é feita a partir do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de Big data e reúne informações públicas de todas as cidades do país. A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial que consolida os resultados de 62 indicadores avaliados em uma única nota final.

A catarinense Pomerode foi premiada na categoria Educação em cidades que tem entre 30 e 100 mil habitantes. As crianças recebem uma educação bilíngue desde o ensino fundamental, com português e alemão. Esse foi um dos motivos para a cidade alcançar 87,96 pontos do IGMA.

Já os mineiros de Diamantina venceram na categoria Saúde e Bem-estar, também para cidades que tem entre 30 e 100 mil habitantes. O destaque se deve, principalmente, a um projeto que oferece melhores condições para a reinserção de condenados na sociedade. A nota dada pelo IGMA foi de 81,21 pontos.

“Não é um trabalho somente feito por mim, todos os profissionais da educação, famílias e alunos tem o mérito nesse prêmio. Sempre prezamos para que os estudantes tenham as melhores condições para estudar e, assim, todos podem ter a mesma oportunidade, com novas tecnologias, métodos e maneiras inovadores de ensino”, enalteceu Ércio Kriek. O prefeito Juscelino Roque agradeceu em nome de todos os servidores municipais que fizeram essa conquista possível.