Foto: Divulgação/TRE-AM

Governadores do União Brasil eleitos em 2022 recebem diplomação

Nesta segunda-feira (12), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), foi diplomado pela segunda vez como gestor do estado. Lima foi reeleito pelos amazonenses durante as eleições deste ano, em segundo turno, com 56,98% dos votos válidos.

Na solenidade, Wilson Lima parabenizou o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral durante o pleito. “É com uma enorme alegria e satisfação que estou aqui hoje, revivendo o momento que vivi há quatro, e embora o momento seja parecido, hoje eu sou um homem diferente. Agradeço ao povo amazonense pela confiança e parabenizo a Justiça Eleitoral pelo trabalho realizado até aqui”, destacou.

Durante o pleito de 2022, o União Brasil, maior partido fora dos extremos do atual cenário político, também reelegeu os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado; de Rondônia, Coronel Marcos Rocha; e de Mato Grosso, Mauro Mendes.

Na próxima quinta-feira (15), a diplomação será entregue aos gestores de Rondônia, com ato solene marcado para 17h, e de Mato Grosso, com cerimônia prevista para 19h. Já no dia 19, segunda-feira, será a vez do governador de Goiás receber o título, com celebração do ato às 10h.

A diplomação é a cerimônia pela qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

O ato é obrigatório, e está previsto no artigo 215 do Código Eleitoral: “os candidatos eleitos, assim como os suplentes, receberão diploma assinado pelo presidente do Tribunal Superior, do Tribunal Regional ou da junta eleitoral, conforme o caso”.

 

Foto: Divulgação/TRE-AM