Salvador registra o maior PIB da Bahia

Salvador manteve, em 2020, a posição de maior economia da Bahia. Quando a comparação é feita com as demais cidades da região Nordeste, a capital baiana, administrada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), é a segunda colocada. Em 2020, Salvador conseguiu produzir R$ 58,9 bilhões em riquezas.

Os dados do PIB dos municípios em 2020 foram divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE).

De acordo com os números apresentados pelo levantamento, o setor de serviços foi o mais impactado durante o período da pandemia, quando foram necessárias medidas de isolamento da população. Do outro lado, a indústria e o agronegócio apresentaram movimentações importantes para a economia da cidade.

No setor da indústria, o crescimento foi de 21,8% em 2019 para 22,2% acumulados em 2020. Já o agronegócio saiu de 6,8% para 10,4% de participação no produto interno bruto (PIB) da capital baiana em 2020.

Ainda com informações do IBGE, apesar dos efeitos da pandemia na economia soteropolitana, a gestão municipal conseguiu manter Salvador em 12º lugar entre as cidades com economia mais forte de todo o país. Na comparação com outras capitais, ocupa a 9ª posição.