As escolas técnicas móveis estão sendo fundamentais para o Governo de Rondônia cumprir metas de expansão da educação profissional, conforme o planejamento estratégico que visa garantir aos jovens e adultos uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho através da formação profissional.
O Governo de Rondônia, administrado por Marcos Rocha (União Brasil), destaca a importância quanto à aquisição de escolas técnicas móveis para levar ensino profissionalizante a alunos de todas as regiões do Estado, principalmente em comunidades remotas.
As unidades flexíveis itinerantes oferecem cursos ministrados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep. Em 2022, as mesmas ofertaram cursos a 2.188 alunos de vários municípios rondonienses.
Em 2021, foram inauguradas quatro unidades: Panificação e Confeitaria; Máquinas Pesadas e Agrícolas; Piscicultura e Frigorífico e Imagem Pessoal. Para o governador, a educação profissional tem capacidade transformadora tanto do indivíduo, quanto do desenvolvimento econômico.
“Estamos massificando o ensino profissionalizante. Temos a convicção de que a educação profissional gera oportunidades, viabilizando o progresso econômico e o desenvolvimento social”, destacou o governador Marcos Rocha.
| Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Rondônia