Dez parlamentares do União Brasil estão entre os políticos mais influentes de 2024, no Congresso Nacional. Segundo a consultoria Arko Advice, fazem parte da elite parlamentar o Líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (União-BA), os Deputados Danilo Forte (União-CE), Kim Kataguiri (União-SP), Marangoni (União-SP) e Mendonça Filho (União-PE). Também aparecem na lista o Líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (União-PB), e os Senadores Alan Rick (União-AC), Davi Alcolumbre (União-AP), Professora Dorinha (União-TO) e Sergio Moro (União-PR).
Os ministros Celso Sabino (União-PA), do Turismo, e Juscelino Filho (União-MA), das Comunicações, são citados como parlamentares que integrariam a elite caso não tivessem sido licenciados para exercer cargos no Executivo.
O levantamento menciona ainda os deputados Arthur Maia (União-BA), Damião Feliciano (União-PB), Fernando Máximo (UniãD-RO) e Moses Rodrigues (União-CE) como parlamentares para “ficar de olho” por conta da atuação propositiva no Congresso Nacional.
Produzido desde 1997, o Ranking reconhece as lideranças que influenciam debates de temas relevantes para o país e representam os interesses da sociedade brasileira.
“Cabeças do Congresso”
Em junho, sete congressistas do Partido já haviam entrado para o Top 100 de políticos mais influentes de 2024, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
São eles os Deputados Elmar Nascimento (União-BA), Danilo Forte (União-CE), Fernando Coelho Filho (União-PE), Mendonça Filho (União-PE), além dos Senadores Efraim Filho (União-PB), Davi Alcolumbre (União-AP) e Professora Dorinha (União-TO).
Para classificar os chamados “Cabeças do Congresso”, o levantamento considerou atributos como a capacidade de conduzir debates, negociações e votações.