Ministro Celso Sabino (UNIÃO-PA)

Sob a liderança de Celso Sabino, Brasil bate recorde histórico no turismo internacional em 2024 e avança no desenvolvimento sustentável

O Brasil alcançou um marco histórico em 2024: mais de 6,6 milhões de turistas internacionais visitaram o país. Com esse avanço, o país se consolida como um dos principais destinos da América do Sul e se aproxima das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.

O resultado supera anos importantes na recepção desses turistas, como em 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo FIFA, e em 2016, quando ocorreram os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União), destacou que 2024 foi um ano estratégico para consolidar o Brasil como um dos principais destinos globais. Segundo ele, esse desempenho se deve à melhoria da infraestrutura e à participação do país em feiras internacionais, o que impulsionou a atração de investimentos estrangeiros para o Brasil.

“O setor tem mostrado toda sua capacidade e força para receber esses turistas que escolheram nossos destinos ao longo do ano. Temos apostado em um trabalho de valorização cultural e promoção internacional da nossa imagem lá fora”, apontou.

Entre janeiro e novembro de 2024, turistas internacionais injetaram US$ 6,62 bilhões na economia brasileira de janeiro a novembro de 2024. O montante é o maior acumulado da série histórica, iniciada em 1995.

Para atrair turistas estrangeiros, o Ministério do Turismo inaugurou, no Rio de Janeiro, o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. Resultado de uma intensa articulação, essa iniciativa posicionará definitivamente o país no cenário dos grandes players globais do setor, por meio do planejamento e da implementação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de toda a região.

Desde o início de sua gestão, o ministro tem intensificado esforços para fortalecer a economia do turismo, com foco na sustentabilidade. O país se prepara para sediar eventos de grande relevância internacional, como a Conferência do Clima da ONU (COP30), que acontecerá em Belém, no Pará, e a cúpula do BRICS, em Brasília.

“O turismo é um dos setores que mais pode contribuir na construção de um novo modelo de mercado mais responsável socio e ambientalmente, ao mesmo tempo que gera crescimento econômico com emprego para população”, declarou o ministro.

Foto: Roberto Castro / Mtur

Compartilhe

EXECUTIVO

Taboão da Serra (SP) investe na construção de um futuro mais seguro e consciente

Salvador testa novos ônibus elétricos em linhas regulares e população aprova conforto, silêncio e modernidade

Mato Grosso faz Plano Estadual de Defesa da Mulher para os próximos 10 anos

LEGISLATIVO

Frente Parlamentar Mista Ambientalista lança “Grupo de Trabalho Animal” no Congresso Nacional

Comissão aprova projeto que prevê curso pré-vestibular gratuito para estudante de escola pública

Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress