Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Amazonas foi contemplado com o Selo MigraCidades, que reconhece o avanço de políticas públicas e de práticas voltadas à integração de migrantes na sociedade.
A certificação é concedida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, essa conquista reflete o compromisso da gestão de Wilson Lima (União) em garantir os direitos dos migrantes e promover sua inclusão no mercado de trabalho.
“Receber o Selo MigraCidades, pelo segundo ano consecutivo, é um importante reconhecimento do esforço coletivo do Governo do Estado, sob a liderança do governador Wilson Lima, em promover a integração e o acolhimento de migrantes”, afirmou.
No estado do Amazonas existem diversos fluxos migratórios, especialmente de migrantes da Venezuela, Cuba, Haiti e de países fronteiriços. A assistência aos migrantes e refugiados é realizada de forma integrada, com a participação de secretarias relacionadas às áreas de saúde, assistência social, cidadania, direitos humanos, turismo e desenvolvimento urbano.
Uma das iniciativas de destaque nacional é o Posto de Recepção e Apoio (PRA), que oferece abrigo temporário a migrantes em situação de vulnerabilidade social. Além de acolher e garantir a dignidade dessas pessoas, o espaço busca fomentar a autonomia socioeconômica, proporcionando oportunidades para que elas reconstruam suas vidas no Amazonas.
Foto: Ygson França/Sejusc