O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), está em Lima, no Peru, onde participa nesta semana do PPP Américas 2025, principal fórum de discussão sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) na América Latina e Caribe. Organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o evento reúne cerca de 600 participantes, entre autoridades públicas, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia.
Único prefeito de capital brasileira presente no encontro, Damião destacou a posição de Belo Horizonte como referência nacional em parcerias público-privadas, especialmente nas áreas de saúde, educação e iluminação pública.
“Nossa capital possui PPPs que promovem crescimento em diversos setores, como saúde, iluminação pública e educação. Somos a terceira maior capital do Brasil, com cerca de 2,5 milhões de habitantes, e precisamos deixar de lado vaidades pessoais e políticas para garantir o avanço dos projetos, independentemente de terem sido iniciados nesta ou em gestões anteriores”, afirmou.
Durante o evento, o prefeito participou de um painel sobre gestão hídrica, que abordou infraestrutura de água potável e saneamento básico, além de soluções financeiras para atrair investimentos privados para áreas essenciais.
Damião ressaltou a importância do esforço do setor público em reduzir a burocracia e viabilizar parcerias para que essas iniciativas impactem positivamente a população, sobretudo os mais vulneráveis
“A iniciativa privada contribui para tornar a Prefeitura mais eficiente. Precisamos enxergar esses serviços como uma realidade presente e, ao mesmo tempo, planejar o futuro. Cabe ao poder público eliminar entraves burocráticos para que os projetos avancem”, pontuou.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Belo Horizonte