Sistema visa modernizar o atendimento das forças de segurança à população
A gestão do governador de Rondônia, Marcos Rocha (União), implementou uma iniciativa inédita no país: a possibilidade de acionar os serviços de emergência da Polícia Militar (190) e do Corpo de Bombeiros Militar (193) por meio das redes sociais.
O sistema busca ampliar as opções de contato da população com as forças de segurança, além de garantir a continuidade dos serviços mesmo em casos de falhas na telefonia fixa.
A nova modalidade é possível graças à centralização das chamadas em duas grandes centrais de emergência, localizadas em Porto Velho e Ji-Paraná, além das unidades do Corpo de Bombeiros distribuídas estrategicamente pelos municípios.
Segundo Marcos Rocha, a iniciativa reforça o compromisso do estado com a inovação e a segurança pública.
“Estamos investindo em tecnologia para salvar vidas. Essa nova forma de comunicação, pelas redes sociais, coloca Rondônia na vanguarda do atendimento emergencial no Brasil. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo da população, garantindo respostas rápidas em qualquer situação”, ressaltou.
Para acionar os serviços de emergência 190 e 193 em Rondônia pelas redes sociais, o cidadão pode acessar o bot no Telegram https://t.me/EMERGENCIA_RO_Bot e seguir as instruções para registrar a ocorrência. No Facebook, é necessário entrar na página oficial da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), clicar em “Fale conosco”, informar o desejo de acionar o serviço e selecionar “SESDEC 190/193”. Já no Instagram, o atendimento é iniciado ao acessar o perfil da Sesdec, selecionar “Mensagem” e digitar “190” ou “193” para ser direcionado ao sistema de registro de emergência.
Foto: Guilherme Ribeiro / Secom