Gestão Mauro Mendes investe na qualificação profissional para atender à crescente demanda por mão-de-obra em MT

Com o programa SER Família Capacita e parcerias estratégicas, Estado se antecipa às necessidades do mercado e prepara trabalhadores para novas oportunidades

O forte crescimento econômico de Mato Grosso, impulsionado pela expansão da indústria, agronegócio, comércio, construção civil e serviços, está abrindo um novo campo de oportunidades: a valorização da qualificação profissional. Sob a liderança do governador Mauro Mendes (União), o Estado vive um momento de pleno emprego, com saldo positivo na geração de vagas e baixo índice de desemprego, o que reforça o potencial de desenvolvimento, mas também exige investimentos estratégicos em formação de mão de obra.

De janeiro a março deste ano, Mato Grosso registrou a criação de 25.854 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Todos os setores tiveram desempenho positivo, liderados por Serviços (10.956), Agropecuária (6.044), Construção Civil (4.697), Indústria (2.416) e Comércio (1.741).

Na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, Mato Grosso consolidou sua posição entre os estados com menor índice de desigualdade de renda do país, com 0,442, atrás apenas de Santa Catarina (0,431). Esse indicador mede a concentração de renda e quanto mais próximo de zero, menor é a desigualdade.

Além disso, o Estado ocupa a 7ª posição entre os maiores rendimentos médios mensais domiciliares per capita, com R$ 2.235, valor acima da média nacional (R$ 2.020). Esse rendimento considera o total de recursos recebidos por todos os moradores de um domicílio, dividido pelo número de pessoas, e inclui salários, aposentadorias e pensões, rendas de aluguel e benefícios sociais.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, esse cenário é reflexo de um modelo econômico bem-sucedido, que atrai investimentos, gera empregos e agora exige uma nova etapa: preparar a população para ocupar as vagas.

“É um ótimo problema. Estamos crescendo, gerando oportunidades, mas precisamos formar mais profissionais para acompanhar esse ritmo. As vagas estão aí, e a qualificação se torna a chave para aproveitar esse novo ciclo de desenvolvimento”, destaca Miranda.

Esse crescimento expressivo traz consigo o desafio de preparar a população para ocupar as novas vagas que surgem a cada dia. Com visão estratégica, o Governo de Mato Grosso tem intensificado ações de qualificação profissional, por meio de programas como o SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Com 50 mil vagas disponíveis gratuitamente, os cursos são executados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT).

A secretária de Assistência Social e Cidadania, coronel PM Grasi Paes, destacou que o Governo de Mato Grosso tem atuado de forma estratégica e integrada para garantir que a população esteja preparada para acompanhar o ritmo de crescimento do estado. Segundo ela, a qualificação profissional é uma das prioridades da gestão estadual e um instrumento fundamental de transformação social.

“O programa SER Família Capacita tem sido uma das principais ferramentas do Governo do Estado para oferecer novas oportunidades aos mato-grossenses. Através da parceria com instituições sérias e do olhar atento da primeira-dama Virginia Mendes, conseguimos levar cursos profissionalizantes para todas as regiões, alinhados com as demandas reais do mercado. Nosso objetivo é preparar a população para ocupar as vagas que estão sendo geradas e promover inclusão social com dignidade e autonomia”, afirmou.

Os cursos são alinhados às demandas do setor produtivo, especialmente em regiões que passam por forte processo de industrialização. As oportunidades vão desde operadores de máquinas e técnicos industriais até especialistas em logística, engenharia e tecnologia da informação. A expectativa é que a oferta de capacitação regionalizada contribua para elevar ainda mais a competitividade do Estado e garantir que o crescimento continue gerando benefícios para toda a população.

“O Governo está investindo onde mais importa: nas pessoas. Precisamos garantir que o avanço econômico venha acompanhado de inclusão e preparo. O gargalo vira oportunidade quando temos políticas públicas estruturadas para capacitação”, reforça César Miranda.

SER Família Capacita

O Programa SER Família Capacita oferece a oportunidade de qualificação gratuita para os mato-grossenses. Com mais de 50 mil vagas em Mato Grosso, desde a criação do programa, já são mais de 26,4 mil matrículas realizadas. 

As inscrições estão abertas para todos os interessados, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do SER Família, mulheres, jovens, desempregados, empreendedores, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas), e egressos do trabalho análogo ao escravo e do sistema prisional.

Foto: Assessoria/Sestac

*Com informações da Sedec/Governo de Mato Grosso

Compartilhe

EXECUTIVO

Salvador testa novos ônibus elétricos em linhas regulares e população aprova conforto, silêncio e modernidade

Mato Grosso faz Plano Estadual de Defesa da Mulher para os próximos 10 anos

Ilhéus (BA) fortalece parcerias estratégicas para avançar em ciência, tecnologia e inovação

LEGISLATIVO

Frente Parlamentar Mista Ambientalista lança “Grupo de Trabalho Animal” no Congresso Nacional

Comissão aprova projeto que prevê curso pré-vestibular gratuito para estudante de escola pública

Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress