Sob a liderança de Marcos Rocha, Rondônia reduz desmatamento em mais de 40% entre 2024 e 2025

Rondônia tem se destacado no combate ao desmatamento ao antecipar as ações preventivas da gestão do governador Marcos Rocha (União). As operações Hileia, coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), e Operação Verde Rondônia, do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), atuam nas áreas mais críticas com três meses de antecedência ao período crítico de incêndios florestais. Esse período ocorre geralmente entre agosto de um ano e julho do ano seguinte, devido ao regime de chuvas no bioma.

De acordo com a Coordenadoria de Geociências (Cogeo) da Sedam, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), através do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), o estado apresentou reduções expressivas de desmatamento no período entre agosto de 2024 e março de 2025, em comparação com os anos anteriores.

Segundo o coordenador da Cogeo, Joselânio Ferreira, Rondônia demonstrou uma tendência de queda no desmatamento, com reduções de 69,5% entre agosto de 2023 e março de 2024, e de 43,3% entre agosto de 2024 e março de 2025. Justificou ainda, que, essa janela de análise corresponde ao “Ano Prodes”, ano-calendário do desmatamento, que vai de 1º de agosto do ano anterior a 31 de julho do seguinte ano – Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite -, metodologia amplamente divulgada pelo Inpe. Diferente do calendário civil, permitindo considerar integralmente as variações sazonais no desempenho ambiental.

Nos oito primeiros meses do “Ano Prodes”, o estado de Rondônia liderou na redução na taxa do desmatamento na Amazônia Legal com 43,3%, foi seguido pelo estado do Tocantins com 36,8%. Em primeiro, o estado do Amapá que teve redução de 61,4%. Os únicos estados que tiveram incremento nas taxas para o período foram Acre com 83% e Mato Grosso com 6%.

O coordenador observou que, ao contrário da simples quantificação em hectares — que evidencia apenas o volume do desmatamento — a análise da taxa de redução oferece um critério comparativo mais justo e sensível às particularidades de cada estado. Esse indicador considera, tanto a extensão territorial quanto as especificidades ambientais e socioeconômicas locais, refletindo com maior precisão a eficácia das políticas de monitoramento, fiscalização e prevenção adotadas. Em outras palavras, enquanto os valores absolutos indicam “quanto” foi suprimido, a taxa percentual revela “quão bem” cada unidade federativa vem conseguindo conter o desmatamento em seu próprio contexto.

Ações positivas

O governador Marcos Rocha ressalta que esses resultados refletem o fortalecimento das ações de monitoramento, fiscalização ambiental e políticas públicas de conscientização promovidas pelo governo de Rondônia. Segundo o governador, a meta é continuar avançando na preservação da floresta amazônica, promovendo um desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade.

“Esse resultado expressivo é fruto do trabalho conjunto entre governo, sociedade e parceiros estratégicos. Rondônia mostra que é possível crescer com responsabilidade ambiental”, destacou o governador.

Com essa performance positiva, Rondônia reforça seu comprometimento com o combate ao desmatamento ilegal e fortalece sua posição no cenário nacional e internacional de preservação ambiental.

Foto: Divulgação/Governo de Rondônia

*Com informações da SEDAM/Governo de Rondônia

Compartilhe

EXECUTIVO

Salvador testa novos ônibus elétricos em linhas regulares e população aprova conforto, silêncio e modernidade

Mato Grosso faz Plano Estadual de Defesa da Mulher para os próximos 10 anos

Ilhéus (BA) fortalece parcerias estratégicas para avançar em ciência, tecnologia e inovação

LEGISLATIVO

Frente Parlamentar Mista Ambientalista lança “Grupo de Trabalho Animal” no Congresso Nacional

Comissão aprova projeto que prevê curso pré-vestibular gratuito para estudante de escola pública

Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress