Maio Laranja: Vitória da Conquista (BA) reforça políticas públicas para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Vitória da Conquista (BA), sob a liderança de Sheila Lemos (União), reafirma seu compromisso com a proteção da infância ao lançar, nesta quinta-feira (15), a Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A ação integra as mobilizações do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com o tema “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha envolve ações intersetoriais com a participação das áreas de assistência social, saúde, educação, sistema de justiça, segurança pública e sociedade civil. As iniciativas visam à prevenção, escuta qualificada e acolhimento das vítimas, com atuação prioritária nos territórios com maior incidência de violações de direitos.

Durante a cerimônia de abertura, a prefeita Sheila Lemos destacou o reconhecimento de Vitória da Conquista como referência nacional na defesa dos direitos da infância. 

“Todos esses órgãos estão reunidos aqui por vocês. É por vocês que nós trabalhamos todos os dias. Nosso objetivo é garantir que cada menino e cada menina tenha o direito a uma infância saudável, protegida e livre de violência”, afirmou, dirigindo-se aos adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A campanha está alinhada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, em memória da menina Araceli Crespo, de oito anos, vítima de violência sexual e assassinada em 1973. A data representa um marco na luta pela garantia dos direitos e da dignidade de crianças e adolescentes em todo o país.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, também reforçou o papel da rede de proteção do município.

 “Vitória da Conquista é hoje uma referência nacional por possuir uma rede de proteção integrada, comprometida e preparada. Enfrentar a violência sexual é uma responsabilidade coletiva, e nossa cidade está à frente com ações concretas e resultados consistentes”, pontuou.

Desde 2019, o município tem se destacado por adotar medidas estruturantes de enfrentamento à violência sexual. Com o apoio do UNICEF e da Childhood Brasil, iniciou a implementação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017), culminando na inauguração, em 2021, do Complexo de Escuta Protegida, o primeiro do Brasil a seguir todos os parâmetros da legislação. A iniciativa projetou Vitória da Conquista como referência nacional e internacional, reconhecimento evidenciado, inclusive, pela visita do casal real da Suécia em 2022.

Foto: Prefeitura de Vitória da Conquista.

*Com informações da Prefeitura de Vitória da Conquista

 

Compartilhe

EXECUTIVO

Taboão da Serra (SP) investe na construção de um futuro mais seguro e consciente

Salvador testa novos ônibus elétricos em linhas regulares e população aprova conforto, silêncio e modernidade

Mato Grosso faz Plano Estadual de Defesa da Mulher para os próximos 10 anos

LEGISLATIVO

Frente Parlamentar Mista Ambientalista lança “Grupo de Trabalho Animal” no Congresso Nacional

Comissão aprova projeto que prevê curso pré-vestibular gratuito para estudante de escola pública

Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress