Gestão Marcos Rocha amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento em Rondônia

Entre 2019 e 2024, a gestão do governador Marcos Rocha (União)  aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios de Rondônia. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.126 milhões, já em 2024, esse valor saltou para R$ 142.726.059,65 milhões, um crescimento de 1.837,34% no montante de recursos aplicados diretamente nas ações de saúde municipal. Os recursos enviados integram a política estadual de fortalecimento da atenção primária e descentralização dos serviços de saúde.

Os repasses, realizados por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), têm sido aplicados na manutenção de unidades básicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), aquisição de insumos, assistência farmacêutica, execução de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, além de viabilizar programas especializados como atendimento em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com destaque para UTI Tipo II, hemodiálise, cirurgias ortopédicas, urológicas, ginecológicas e gerais, bem como o apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e às ações voltadas à saúde da mulher e da criança.

O governador Marcos Rocha ressaltou que os investimentos viabilizam cirurgias eletivas e especializadas em diversas regiões do estado, com recursos direcionados a hospitais que atuam como polos regionais, facilitando o acesso da população, especialmente nas regiões mais afastadas. “Estamos investindo diretamente nos municípios para garantir que a população tenha acesso rápido e de qualidade aos serviços de saúde, independente da região onde vive.”

Fortalecimento das redes locais

Todos os 52 municípios rondonienses foram contemplados ao longo do período de cinco anos. Os maiores volumes de recursos, em 2024, estão concentrados em cidades com maior número populacional, mas municípios com menor densidade também registraram aumento nos repasses estaduais, o que contribuiu para ampliar o acesso e fortalecer as redes locais de atendimento.

Os repasses estaduais também possibilitaram a contratação de serviços em hospitais filantrópicos e conveniados, acelerando o atendimento e desafogando as filas de espera.

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, destacou que a ampliação dos recursos para os municípios é resultado da estratégia da gestão do Executivo para uma saúde mais eficiente, da busca ativa por parcerias e da otimização dos contratos com prestadores. “Esse aumento reflete o compromisso do governo com o cidadão. Investir nos municípios significa garantir que o atendimento chegue com mais agilidade e qualidade à ponta do sistema.”

Compartilhe

EXECUTIVO

Salvador testa novos ônibus elétricos em linhas regulares e população aprova conforto, silêncio e modernidade

Mato Grosso faz Plano Estadual de Defesa da Mulher para os próximos 10 anos

Ilhéus (BA) fortalece parcerias estratégicas para avançar em ciência, tecnologia e inovação

LEGISLATIVO

Frente Parlamentar Mista Ambientalista lança “Grupo de Trabalho Animal” no Congresso Nacional

Comissão aprova projeto que prevê curso pré-vestibular gratuito para estudante de escola pública

Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress