União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

Mais de 200 mulheres da capital e interior do Amazonas participaram, nesta quinta-feira (5/6), do evento “Defesa Lilás”, para discutir a participação feminina na política e fortalecer as iniciativas voltadas a esse público. O evento foi promovido pelo União Brasil Mulher, no Quality Hotel Manaus.

O encontro reforçou o compromisso do partido, sob liderança do governador e presidente estadual Wilson Lima, em ampliar os espaços de participação das mulheres na política. Além disso, fortalecer as iniciativas que as colocam no centro das ações do governo estadual.

O evento faz parte da agenda nacional do programa Defesa Lilás, do União Brasil Mulher. Em Manaus, contou com palestras que abordaram temas como orçamento público, transparência, controle social, comunicação institucional, além dos desafios e oportunidades para as mulheres na política brasileira. A proposta é transformar informação e formação em ferramentas reais de empoderamento feminino.

A presidente estadual do União Brasil Mulher Amazonas, Kuka Chaves, destacou a importância do encontro, especialmente diante dos desafios geográficos do estado. “São mais de 200 mulheres, de praticamente 90% dos municípios do Amazonas, reunidas para adquirir conhecimento, trocar experiências e se fortalecer”, enfatizou.

Representando o governador Wilson Lima, o segundo vice-presidente do União Brasil no Amazonas, Marcellus Campêlo, frisou que o fortalecimento da participação feminina é uma diretriz clara, tanto dentro do partido quanto na gestão estadual. “O União Brasil é o partido que tem a maior representatividade feminina no país. No Amazonas, temos as mulheres no centro das políticas públicas, não como discurso, mas como prática efetiva. Os programas habitacionais, por exemplo, garantem, prioritariamente, a titularidade dos imóveis a elas, reconhecendo-as como principais provedoras e responsáveis pela estabilidade familiar”, disse Marcellus Campêlo, que é secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

A coordenadora nacional de projetos do União Brasil, Cristiane Sales, ressaltou que o Amazonas é destaque entre os demais estados pela adesão massiva das mulheres ao Defesa Lilás. “Nós rodamos o Brasil com esse programa, mas o que vimos aqui foi impressionante. Mulheres vindas dos lugares mais distantes, enfrentando desafios logísticos imensos, mas que não abriram mão de participar, buscando, assim, conhecimento e fortalecimento”, afirmou.

» UNIÃO FEMININA – A vereadora Professora Jaqueline, presidente municipal do União Brasil Mulher fez um chamado à reflexão sobre a união e a solidariedade feminina na política. “A política não pode ser um espaço de disputa entre mulheres. É preciso entender que há espaço para todas, e que juntas somos mais fortes. Nosso desafio é superar as barreiras, muitas vezes impostas pela própria estrutura política e, também, aprender a apoiar umas às outras nesse processo”, pontuou.

No evento, a prefeita de Rio Preto da Eva (AM), Professora Socorro Nogueira, compartilhou sua trajetória política e incentivou outras mulheres a acreditarem no potencial que têm. “Estive aqui no ano passado como pré-candidata e, hoje, volto como prefeita eleita. Isso mostra que é possível. Basta acreditar, se capacitar e ter coragem”, declarou.

A vereadora Mariane Abreu, de Presidente Figueiredo (AM), também reforçou a importância do evento para reposicionar a mulher nos espaços de decisão. “Nós podemos, sim, ocupar espaços de poder. Somos capazes, temos compromisso e não nascemos apenas para cuidar de casa, do marido e dos filhos. A política precisa de mais mulheres comprometidas com a transformação da sociedade”, defendeu.

» VISIBILIDADE E PODER – Participando pela segunda vez do encontro, a vereadora de Barcelos (AM), Raycka Lacerda, destacou a importância do espaço para fortalecer a liderança feminina, especialmente de mulheres que atuam no interior do estado. “É uma honra estar mais uma vez aqui, representando minha cidade. Esse evento possibilita visibilidade e fortalecimento dessa rede de mulheres, com ou sem mandato, que seguem na missão de melhorar a vida das pessoas no Amazonas”, afirmou.

__________
Foto: Raimundo Paixão/União-AM
Fonte: Assessoria de Imprensa União Brasil Amazonas

Compartilhe

EXECUTIVO

Projeto Mais Vida, no Amazonas, realiza mais de 200 mil atendimentos em seis meses

TikTok escolhe Apucarana (PR) para lançar projeto inédito que capacita empreendedores

Governador Marcos Rocha apresenta potencial turístico de Rondônia em evento com Embaixadores em Brasília

LEGISLATIVO

Aprovado PL que torna obrigatória a notificação de acidentes domésticos com crianças e adolescentes no Amazonas

Avança na Alep projeto que dá validade permanente a laudo médico de Diabetes Tipo 1 no Paraná

Lei sancionada em Varginha (MG) reserva vagas de trabalho para mulheres vítimas de violência

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress