BH é premiada por reduzir tempo de transporte de pacientes entre unidades de saúde

Sob a gestão do prefeito Álvaro Damião (União). Belo Horizonte conseguiu reduzir em 40% o tempo de transferência de pacientes classificados como urgentes, dos centros de saúde para outras unidades da rede pública. Com isso, o Projeto Lean no Transporte em Saúde ficou na primeira colocação ao ser apresentado no XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Desenvolvido pela Diretoria de Atenção às Urgências e Emergências (DAUE), foi classificado com a maior nota da Região Sudeste após ser exposto na 20ª edição da “Mostra Brasil, aqui tem SUS”.

O Transporte em Saúde é utilizado para o deslocamento de pacientes agudos entre as unidades de saúde. Eles podem ser encaminhados dos centros de saúde para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e em seguida a hospitais, quando necessário. O serviço também é ofertado a alguns pacientes, considerando critérios clínicos e sociais. Dessa forma, possibilita o deslocamento para consultas, exames ou outros procedimentos médicos.

Outros importantes resultados alcançados pela Secretaria de Saúde foram a elaboração de protocolos e fluxos, melhoria da comunicação intersetorial, padronização do processo de classificação das solicitações e a definição de metas e indicadores, melhorando a assistência prestada aos usuários. Tudo sem o aumento de recursos financeiros ou a disponibilização de novas ambulâncias especificamente para o serviço.

“A utilização da cultura Lean, que tem como objetivo otimizar processos, promove um ambiente de trabalho mais eficiente, produtivo e sustentável, além de gerar valor para os nossos usuários. Quando se pensa nos benefícios dessa iniciativa, é indiscutível que ela seja replicada a outros setores. Por isso, estamos desenvolvendo a proposta no SAMU e no Serviço de Atenção Domiciliar”, destaca a diretora de Atenção às Urgências e Emergências, Renata Mourão.

O Congresso do Conasems, considerado um dos maiores eventos de saúde pública do mundo, se encerra nesta quarta-feira (18), no Expominas. “É muito gratificante ter Belo Horizonte como cidade-sede. Mais que isso, alcançar a primeira colocação com um projeto tão relevante é motivo de muito orgulho para nós. Esse congresso é uma oportunidade de valorizar o trabalho dos profissionais da rede SUS-BH e uma chance de aperfeiçoarmos os processos da capital, qualificando ainda mais o cuidado prestado”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

Foto: Divulgação/PBH

*Fonte: ASCOM/PBH

Compartilhe

EXECUTIVO

Gestão Sandro Mabel já investiu mais de R$ 800 milhões na saúde em 2025, em Goiânia

Amazonas supera 244 mil atendimentos e amplia programa estadual de esporte e lazer

Roberto Cidade propõe política ambiental voltada às escolas estaduais do Amazonas

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO