Vítima de importunação sexual, deputada Silvye Alves se diz aliviada com operação da Polícia Federal contra suspeito

A importunação sexual que a deputada Silvye Alves (União – GO) e outra parlamentar sofreram teve início no ano passado. A parlamentar não foi avisada sobre a operação da Polícia Federal (PF), realizada hoje no Rio de Janeiro, mas confirmou que o alvo foi, sim, o autor do crime contra ela. O homem mandou fotos íntimas para o e-mail de trabalho da parlamentar na Câmara dos Deputados.

 

Segundo Luciana Delgado, chefe de gabinete da deputada, ao todo foram recebidos seis e-mails. Na época, o caso foi comunicado à Polícia Legislativa, registrado um boletim de ocorrência, e a deputada denunciou o ocorrido em suas redes sociais, quando o caso começou a ser investigado.

 

À época, Silvye relatou em seu perfil no Instagram: “um homem covarde e sem escrúpulos vem enviando e-mails com imagens explícitas, expondo suas partes íntimas, de forma doentia e criminosa”. A deputada também destacou que não é ela quem abre os e-mails e que suas assessoras legislativas também estavam sendo vítimas.

 

Mesmo após a denúncia da parlamentar nas redes sociais, o homem voltou a enviar as mensagens. Diante da ação da Polícia Federal desta terça-feira (9), Silvye declarou: “Me sinto aliviada, em parte porque eu acho que esse tipo de abuso e assédio sexual mexe muito com o emocional e psicológico da gente, principalmente por se tratar de um ambiente de trabalho, um ambiente extremamente sério e restrito ao trabalho legislativo.”

 

Polícia Federal

 

A PF cumpriu um mandado de busca e apreensão em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde o suspeito fez outra vítima. O homem foi proibido de acessar a internet, de entrar em contato com as parlamentares e de deixar a região metropolitana do Rio de Janeiro, onde mora, sem autorização judicial. O nome do investigado não foi divulgado.

 

Legislando em prol da mulher brasileira

 

Presidente estadual do União Brasil Mulher de Goiás, a deputada Silvye Alves solicitou e realizou, no último dia 26 de agosto, no âmbito da Comissão e Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, audiência pública sobre o combate ao assédio sexual e moral no serviço público e no setor privado.

 

A deputada é autora do PL 2772/2025, que propõe incluir o assédio sexual como ato de improbidade administrativa e aumenta a pena de assédio sexual quando a vítima for mulher.

 

Ela afirma que o assédio sexual e moral, além de violar os direitos humanos, compromete a integridade e a autoestima das vítimas, com consequências psicossociais graves. “Tais condutas não podem ser tratadas com a banalidade que muitas vezes se observa na sociedade”, avalia.

 

A deputada Silvye Alves também foi relatora e aprovou na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher o PL 646/2024, de autoria de Fernando Marangoni (União Brasil-SP), que inclui no Código de Processo Civil o crime de stalking processual. “No contexto processual, o stalking se manifesta através do uso abusivo dos instrumentos legais com a intenção de intimidar, assediar ou desgastar a outra parte, especialmente mulheres”, explica a deputada Silvye.

 

Para a parlamentar, reconhecer o stalking processual é oferecer “meios para que o próprio sistema de justiça possa agir na proteção das mulheres vítimas de stalking podendo, assim, não só desestimular tais práticas, como também fornecer às vítimas meios mais eficazes de defesa e proteção”. Este PL aguarda designação de novo relator para continuar a tramitação.

 

Sobre o caso em que a deputada foi vítima de importunação sexual ela ressalta: “o que a gente espera é prisão, que sirva de exemplo para o Brasil. As pessoas ainda acham que assédio sexual e moral é um crime banal, mas não é. Esse tipo de assédio pode levar a outros crimes piores, como, por exemplo, o estupro”.

 

Ao legislar em prol da mulher brasileira a deputada Silvye reforça o seu esforço contínuo pela garantia de direitos e  proteção das mulheres contra a violência e a discriminação. Sua atuação aponta avanços no legislativo para a construção de uma sociedade mais igualitária.

*Foto: Reprodução/Ascom (União Brasil)

Compartilhe

EXECUTIVO

Salvador conquista selo da ONU por ampliar acesso a métodos contraceptivos de longa duração

Educação em Rondônia recebe R$ 3,6 bilhões em investimentos entre 2019 e 2024

Programa “Mossoró Limpa” chega à zona rural com instalação de caixas coletoras

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress