Amazonas recupera 6,5 mil celulares e reduz roubos em 25% com tecnologia e segurança

Programa RecuperaFone já devolveu mais de 2,3 mil aparelhos a seus proprietários e retira o estado do mapa dos maiores índices desse tipo de crime no país

Em menos de um ano de funcionamento, o programa de rastreamento e recuperação de celulares roubados no Amazonas, o RecuperaFone, já contabiliza 6.552 aparelhos resgatados pelas forças de segurança. Desse total, 2,3 mil celulares foram devolvidos a seus donos.

A ação, que tem à frente o governador e presidente estadual do União Brasil, Wilson Lima, é resultado de 33 operações policiais realizadas, 91 fiscalizações em lojas e assistências técnicas e 97 prisões de suspeitos ligados a crimes de roubo, furto e receptação qualificada.

O programa vem se consolidando desde sua criação, em setembro de 2023, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), como ferramenta estratégica. A capital saiu do ranking das 20 cidades brasileiras com maiores índices de subtração de celulares, posição que ocupava até o ano passado. Neste ano, de janeiro a agosto, houve redução de 25,4% nos roubos em todo o estado, e redução de 25,7% dos roubos em Manaus.

O governo estadual e a direção regional do União Brasil atribuem ao RecuperaFone a virada nos indicadores de criminalidade relacionados a celulares. A estratégia combina rastreamento, investigação e fiscalização de estabelecimentos, acelerando a identificação e devolução dos aparelhos.

Para Wilson Lima, os números traduzem um esforço de gestão e uma diretriz política. “Os dados comprovam que investir em inteligência e tecnologia traz retorno real à população. Nossa prioridade é devolver ao cidadão o direito de ir e vir com segurança, e os índices mostram que estamos avançando nesse caminho”, afirma.

O governador observa que o programa vai além de medidas pontuais, refletindo a intenção de transformar iniciativas de segurança em políticas permanentes, capazes de alterar cenários historicamente desfavoráveis. Segundo ele, durante anos Manaus esteve entre as cidades com maiores taxas de roubos e furtos de celulares do país, liderando o ranking em 2023.

“Esses crimes, além do impacto direto na vida das vítimas, alimentavam cadeias ligadas ao tráfico e ao mercado paralelo de peças eletrônicas. A queda registrada no último ano não elimina o problema, mas mostra que estamos avançando em direção a soluções estruturais”, ressalta.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado em julho, a retração registrada no Amazonas foi de 10,3% entre 2023 e 2024, frente a uma média nacional de 12,6%. Mesmo abaixo do índice do país, o resultado representou uma inversão de cenário: Manaus deixou de estar entre as 20 cidades mais críticas. Especialistas avaliam que a alteração melhora a percepção de segurança e sinaliza maior eficácia do aparato estatal.

Reflexos Tecnológicos

O RecuperaFone é operado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), que cruza dados de boletins de ocorrência com informações de operadoras e revendas. Em menos de um ano, operações e fiscalizações resultaram em apreensões de aparelhos e prisões de receptadores. A devolução ocorre por meio de editais da SSP-AM, que já publicou cinco chamamentos com mais de 2,3 mil aparelhos restituídos, reduzindo a sensação de impunidade.

Para o 2º vice-presidente estadual do União Brasil, Marcellus Campêlo, o programa mostra a relevância de políticas de segurança duradouras:

“O que o Amazonas alcança hoje é fruto de uma gestão que colocou a segurança no centro das prioridades. Não é um esforço pontual, mas uma agenda que pretendemos sustentar nos próximos anos.”

A mudança também trouxe efeitos regionais. Se em 2023 Manaus liderava o ranking das maiores taxas de roubos e furtos de celulares, em 2024 essa posição passou a Belém, capital do Pará. A inversão reforça o impacto das operações no Amazonas e coloca o estado como referência para o uso de tecnologia integrada à segurança pública na região Norte.

Na prática, a combinação de tecnologia, investigação e decisão política permitiu ao Amazonas reduzir indicadores criminais e melhorar sua posição na comparação nacional. “O resultado vai além das estatísticas: devolve confiança à população e mostra o êxito das ações da segurança pública estadual”, afirma o 3º vice-presidente do União Brasil Amazonas, Sérgio Litaiff.

*Foto: Alex Pazuello/Secom e arquivo SSP-AM
*Fonte: Assessoria de Imprensa União Brasil Amazonas – Náis Campos

Compartilhe

EXECUTIVO

Amazonas recupera 6,5 mil celulares e reduz roubos em 25% com tecnologia e segurança

Salvador conquista selo da ONU por ampliar acesso a métodos contraceptivos de longa duração

Educação em Rondônia recebe R$ 3,6 bilhões em investimentos entre 2019 e 2024

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress