Os deputados federais Damião Feliciano (PB) e Gisela Simona (MT) representam o União Brasil no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU, na Suíça. O evento reúne representantes de 180 países e promove o debate para a inclusão política, econômica e social e promoção dos direitos da população afrodescendente em todo o mundo.
“É uma honra ser parte deste evento, o primeiro internacional da nossa bancada, promovendo nossos direitos e voz”, afirmou Feliciano, que é coordenador da Bancada Negra da Câmara dos Deputados.
O Fórum Permanente foi criado em 2021 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como parte das atividades da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Para Gisela, essa é a oportunidade de ampliar o apoio e o incentivo à população negra no Brasil.
“Um momento importante para discussão de temas como a reparação de danos históricos de toda a população negra. Uma honra e uma grande responsabilidade participar aqui na ONU”, resumiu a parlamentar.
Em sua terceira sessão, o fórum tem quatro painéis temáticos, entre eles sobre desenvolvimento sustentável, justiça econômica, educação e cultura.