Governadores do União Brasil intensificam ações de combate a incêndios florestais

Diante da grande quantidade de incêndios florestais no país, os governos estaduais têm adotado ações para reduzir os impactos ambientais e garantir a segurança da população.

Em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes decretou situação de emergência devido à seca severa, assim como as queimadas que atingem principalmente o Pantanal. Para tanto, o governo construiu poços na Transpantaneira para combate ao fogo e hidratação de animais silvestres, contratou veterinários e monitora a fauna com câmeras.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, investiu na ferramenta “Selva”, desenvolvida pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para combater incêndios e monitorar a qualidade do ar durante a estiagem, o que facilita o trabalho da Defesa Civil.

Para ajudar a população atingida, cerca de 730 toneladas de alimentos e 24 purificadores de água foram distribuídos no estado, que reforçou ainda o envio de medicamentos e oxigênio para hospitais em áreas críticas. Mais de 300 agentes atuam na operação de combate a incêndios, ao lado de brigadistas, orientados por uma sala de monitoramento de focos de queimadas.

Operação integrada

O governador Marcos Rocha estabeleceu em Rondônia uma operação integrada entre a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, com pontos de controle em estradas e o monitoramento de focos de calor.

“O governo está mobilizando todos os recursos disponíveis para garantir que o fogo cesse. A redução na área queimada é uma demonstração clara da eficiência das equipes na ação”, ressaltou o governador.

Já em Goiás, o governador Ronaldo Caiado elencou as principais iniciativas para combater as queimadas e preservar o Cerrado, entre elas o lançamento do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a criação de lei que endurece a pena para quem colocar fogo na vegetação sem autorização oficial.

“Incêndio criminoso agora é inafiançável em Goiás. O Estado não pode tudo, mas, dentro daquilo que é possível, estamos fazendo um trabalho exemplar. Nosso Corpo de Bombeiros tem se desdobrado em mil por todos os lugares para conter as queimadas”, disse.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), cerca de 5.132 focos de calor foram registrados até esta terça-feira (10), a maioria deles em Mato Grosso.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe

EXECUTIVO

Gestão Márcio Canella promove capacitação para melhorar atendimento a famílias neuroatípicas em Belford Roxo

Em Betim, Heron Guimarães fortalece educação ambiental com nova etapa do programa “Sementes do Bem”

Programa de inclusão digital da gestão de Bruno Reis fortalece autonomia de idosos em Salvador

LEGISLATIVO

Deputado Elmar Nascimento representa presidente da Câmara em missão oficial à Rússia e China

Oposição protocola CPI da fraude do INSS. “Ações criminosas que aproveitaram dos mais vulneráveis”, aponta Rodrigo Valadares

Avança na Câmara PL de Matheus Laiola que cassa a habilitação de motorista que abandonar animal em via pública

UNIÃO MULHER

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Trindade recebe primeira unidade da Casa Coração, projeto de Sylvie Alves para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Silvye Alves propõe facilitar porte de spray de pimenta e armas de choque para mulheres

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura viabiliza recursos de mais de R$ 50 milhões para impulsionar o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress