Por acreditar que a presença das mulheres em espaços de poder é fundamental para a democracia, o União Brasil ampliou a capacitação, o incentivo e o fortalecimento de candidaturas femininas para as eleições municipais.
Não por acaso o partido pode eleger até quatro prefeitas em capitais: Catarina Guerra, em Boa Vista (RR); Mariana Carvalho, em Porto Velho (RO); Rose Modesto, em Campo Grande (MS); e Yandra Moura, em Aracaju (SE). Já em Curitiba (PR), Rosangela Moro é candidata a vice-prefeita.
O número expressivo de nomes competitivos é reflexo dos investimentos em formação de lideranças políticas. Caso do projeto Defesa Lilás, que oferece 12 cursos de Ensino a Distância (EaD) e abrange temas como prevenção à violência contra a mulher, comunicação, redes sociais, oratória, legislação eleitoral e planejamento de campanha. Todos os estados e o DF também receberam eventos focados na atuação feminina em espaços de poder.
Maria Emília de Rueda, tesoureira do União Brasil e idealizadora do Defesa Lilás, ressalta a importância da representatividade na construção de uma sociedade mais igualitária e democrática.
“Isso mostra que estamos no caminho certo, no caminho da valorização das mulheres na política. Meu coração está grato e alegre por cada mulher que se engajou nesse projeto, participou dos eventos e se preparou através da plataforma EaD”, afirmou.
Foto: Reprodução/Facebook Mariana Carvalho