Elmar Nascimento, recebeu o apoio unânime da bancada do partido na Câmara dos Deputados em reunião nesta quinta-feira (31).
Em uma reunião decisiva realizada nesta quinta-feira (31), o líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), recebeu o apoio unânime da bancada federal do partido. O encontro contou com a presença de deputados federais, ministros do partido, além do presidente nacional Antonio de Rueda, e do vice-presidente ACM Neto. A decisão final sobre o rumo do União Brasil nas eleições para a presidência da Câmara ficará a cargo de Elmar, Rueda e Neto.
Elmar Nascimento, que lidera o União Brasil desde sua fundação, tem se preparado para a candidatura ao cargo de presidente da Câmara. À frente do partido, que possui a terceira maior bancada, e do chamado “Blocão”, com 161 parlamentares, Elmar acredita estar apto a garantir a governabilidade e a independência da Câmara Federal. A reunião consolidou a manutenção de sua candidatura pelo União Brasil. No entanto, com a decisão do PT de apoiar o candidato Hugo Motta (Republicanos/PB), Elmar demonstrou disposição para dialogar com outros concorrentes, incluindo Antônio Brito (PSD/BA), e com partidos que já haviam firmado acordo com ele, como PSDB, PSB, PDT, Avante, PRD e Solidariedade.
Elmar destacou a importância do União Brasil, que conta com 59 parlamentares e elegeu 584 prefeitos nas últimas eleições municipais. “Temos contribuído significativamente para o Brasil, aprovando projetos importantes na Câmara e no Senado, e liderando ministérios cruciais. Nosso partido precisa ser respeitado pelo seu tamanho e relevância”, afirmou.
O parlamentar enfatizou sua legitimidade e força para presidir a Câmara, mas reiterou sua abertura ao diálogo. “Sempre estive aberto ao diálogo, foi assim que construí minha trajetória no legislativo, como vereador, deputado estadual e agora federal. Não tenho desavenças políticas com meus oponentes, Mota e Britto”, disse Elmar.
Além disso, Elmar planeja conversar com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, com quem firmou um acordo para a disputa da Câmara.
O presidente Antonio de Rueda reforçou a força do União Brasil, destacando o número de prefeitos eleitos e a bancada do partido. Rueda também reafirmou a candidatura do senador Davi Alcolumbre (AP) para a presidência do Senado, que já conta com o apoio de várias legendas.