Jayme Campos (MT): “Reforma tributária precisa ser simples, justa e alinhada às necessidades do século XXI”

Em discurso na tribuna, na tarde desta terça-feira (12), o senador Jayme Campos (MT) disse que a regulamentação da reforma tributária, em tramitação no Senado Federal, precisa ser “simples, justa e alinhada às necessidades do século XXI”. O projeto de lei complementar (PLP) 68/24 regulamenta a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que vai substituir o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). “O atual sistema tributário é confuso, desigual e, muitas vezes, ineficaz – ele pune o empreendedor, sobrecarrega o trabalhador, e prejudica a competitividade da nossa economia”, afirmou o parlamentar mato-grossense.

O PLP também regulamenta a incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD) e permite o uso da contribuição de iluminação pública para custear câmeras de vigilância. Para Campos, o sistema tributário vigente gera insegurança jurídica, custos elevados e grandes dificuldades para quem quer produzir, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento do país. “É preciso, mais do que nunca, construir um texto equilibrado, de forma a impedir o aumento de taxas e impostos. Não podemos penalizar o consumidor brasileiro”, alertou.

Segundo levantamento do Banco Mundial, o Brasil, hoje, é o país onde mais se gasta tempo para pagar impostos no mundo todo. Para se ter uma ideia, as empresas brasileiras gastam, por ano, 1.501 horas para cumprir obrigações tributárias. Com o objetivo de criar um ambiente mais atrativo para investimentos e desenvolvimento nacional, Jayme Campos apresentou 22 emendas ao PLP 68/24, entre elas a que estabelece um limite máximo para a soma das alíquotas dos tributos, fixando-o em 26,5%, de forma a evitar um aumento excessivo da carga tributária. “Acredito que, ao definir um teto para as alíquotas combinadas, oferecemos uma contribuição para um ambiente de negócios mais favorável, sem aumentar impostos”, frisou.

Para estimular o mercado de trabalho e a geração de emprego e renda, o senador sugeriu ainda a não taxação da receita bruta de motoristas por aplicativo, criando um regime diferenciado para a categoria. “Sabemos que a população e as empresas não podem suportar mais impostos. Queremos uma regulamentação que permita ao governo arrecadar de forma mais justa e eficaz, combatendo a sonegação e estimulando a economia. Isso significa que todos ganham: o cidadão, o trabalhador, o empresário e o país”, finalizou.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.

Compartilhe

Ministro Celso Sabino celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Senado aprova PL de Dr. Zacharias Calil que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Senado aprova parecer de Efraim Filho com novas regras para dívidas fiscais

EXECUTIVO

Prefeitos do União Brasil

Prefeitos do União Brasil participam de programa de imersão em Londres

Bruno Cunha Lima é reeleito prefeito de Campina Grande com 57,94%

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal com mais de 222 mil votos

LEGISLATIVO

LEI PANDORA E JOCA: Alesp aprova projeto de lei de autoria dos deputados estaduais Caio França e Rafael Saraiva, que regulamenta o transporte aéreo de animais no estado de São Paulo

Deputados e senadores do União Brasil recebem prêmio Excelência Parlamentar

Câmara aprova proposta de Pedro Lucas Fernandes que garante às mulheres vítimas de violência prioridade na realização de exame toxicológico

UNIÃO MULHER

Ministro Celso Sabino celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Após articulação de Dorinha (TO), Senado rejeita mudanças da Câmara e preserva recursos do Fundeb

Juscelino Filho assina acordo com Conafer para fomentar inclusão digital para a agricultura familiar

Wilson Lima anuncia valores do Fundeb com abono de até R$ 13,5 mil para servidores da educação

UNIÃO JOVEM

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress