A deputada federal Rosangela Moro (União-SP) foi a única parlamentar brasileira convidada a participar do Reykjavík Global Forum, na Islândia. Durante o evento, ela se encontrou com a presidente do país, Halla Tómasdóttir.
O Fórum, que acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, reúne mulheres líderes de todo o mundo, como a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, a Prêmio Nobel da Paz Maria Ressa, e a ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton.
O encontro visa promover soluções para avançar na igualdade de gênero e aumentar o número de mulheres em posições de poder. Na ocasião, são discutidas as melhores práticas adotadas pelas lideranças de diversos setores para alcançar a paridade.
A deputada brasileira foi selecionada para participar do evento devido ao seu trabalho em áreas como saúde, direitos das mulheres e inclusão de pessoas com deficiência. Ela também é reconhecida por atuar em questões relacionadas a doenças raras e ao combate à corrupção.
“Sem dúvida essa é uma ampla oportunidade de conhecimento, que promove uma união que transcende fronteiras e nos inspira a lutar por uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Rosangela.
Sede do evento desde 2018, a Islândia foi classificada pelo Fórum Econômico Mundial como o país com maior igualdade de gênero no mundo, durante 14 anos consecutivos.
Embora não exista no país um sistema de cotas para mulheres, há uma representação política equitativa, com uma das maiores proporções de mulheres no parlamento. Atualmente, as mulheres ocupam cerca de 40% das cadeiras — índice significativamente superior ao do Brasil, onde a representação feminina é de apenas 15%.
Foto: Reprodução / Instagram Rosangela Moro