O estado de Goiás reduziu em 37% os casos de feminicídio nos seis primeiros meses de 2024. Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) apontam para 20 casos deste tipo de crime, contra 32 no mesmo período de 2023.
O governador Ronaldo Caiado (União-GO) ressalta que a redução nos índices é resultado do trabalho integrado entre as forças de segurança e outros Poderes.
“O feminicídio é uma das nossas maiores preocupações no âmbito da segurança pública, por ser um crime que acontece dentro de casa. Graças ao empenho das nossas polícias, estamos conseguindo reduzir os índices”, celebrou.
No primeiro semestre deste ano, a Polícia Militar de Goiás (PMGO) realizou 97.804 acompanhamentos de medidas protetivas. O aumento é de 338% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve 28.707 registros.
Para a gestão Caiado, garantir segurança ao cidadão passa pelo combate à violência contra as mulheres. Desde 2020, a PMGO conta com o Batalhão Maria da Penha, a primeira unidade policial do país encarregada de ações preventivas e atendimento qualificado de ocorrências de violência doméstica.
Outro importante recurso é o aplicativo Mulher Segura. Por meio da ferramenta, a mulher em situação de perigo poderá pedir ajuda, acompanhar o deslocamento da viatura e ter sua localização compartilhada com as autoridades policiais. O aplicativo atende todos os 246 municípios goianos e está disponível para download gratuito nos sistemas iOS e Android.
Queda de criminalidade
A política de segurança pública de Ronaldo Caiado, que tornou-se exemplo para o Brasil, reflete a redução drástica dos índices de criminalidade em Goiás.
Balanço das ações das forças de segurança revela que a violência no estado registrou queda superior a 97% entre 2018 e 2024. Já os casos de homicídio doloso caíram 57,2%, de acordo com a SSP-GO. De janeiro a junho deste ano, mais da metade dos municípios goianos não registrou assassinato.
Foto: SSP-GO