Senador Jayme Campos (UNIÃO-MT)

Após caso Carrefour, Jayme Campos defende lei da reciprocidade nas relações comerciais entre países

Em discurso na tribuna do Senado, na tarde desta terça-feira (26), o senador Jayme Campos (MT) defendeu a aprovação de uma “lei de reciprocidade econômica” nas relações comerciais entre países. O parlamentar criticou os ataques do CEO global do Carrefour à carne brasileira. Segundo o parlamentar, as falas de Alexandre Bompard representaram uma “ofensa direta ao agronegócio nacional”. Hoje, a empresa francesa publicou uma carta de retratação após a polêmica envolvendo a carne produzida no Mercosul.

“O pedido de desculpas, porém, chegou tarde demais e pouco atenua os prejuízos causados à imagem da produção brasileira. É inaceitável, não apenas no campo legal, mas também no âmbito moral, colocar em dúvida a qualidade de nossa produção e a ética ambiental da agropecuária brasileira”, frisou Campos. “Não podemos permitir, sob nenhuma hipótese, que empresas internacionais, com o discurso protecionista, penalizem nossos produtos. É fundamental aprovarmos uma Lei de reciprocidade econômica entre os países nas relações comerciais”, acrescentou.

Segundo Jayme Campos, nos últimos 30 anos, a pecuária brasileira aumentou sua produtividade em 172% e reduziu a área de pastagem em 16% – dado que coloca o Brasil entre os parques pecuários mais sustentáveis do mundo. As áreas de preservação da vegetação nativa alcançadas pelo agronegócio correspondem a mais de quatro vezes o território da França. Além disso, o Brasil é conhecido por mais de 160 países por suas rigorosas práticas sanitárias e ambientais, incluindo mercados da União Europeia, Estados Unidos, Japão e China.

“O Brasil tem uma das mais rígidas legislações ambientais do mundo, sempre buscando equilibrar nosso crescimento em produção agropecuária com o objetivo comum humanitário de preservação dos recursos naturais. Não permitiremos que interesses econômicos estrangeiros prejudiquem nossa imagem, nossa economia, a renda e a qualidade de vida dos brasileiros”, garantiu Jayme Campos, ressaltando que o Brasil conta, atualmente, com mais de 1.150 subsidiárias de empresas francesas, tornando-se o principal mercado para investimentos diretos franceses em países emergentes, à frente da China.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.

Compartilhe

Ministro Celso Sabino celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Senado aprova PL de Dr. Zacharias Calil que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Senado aprova parecer de Efraim Filho com novas regras para dívidas fiscais

EXECUTIVO

Prefeitos do União Brasil

Prefeitos do União Brasil participam de programa de imersão em Londres

Bruno Cunha Lima é reeleito prefeito de Campina Grande com 57,94%

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal com mais de 222 mil votos

LEGISLATIVO

LEI PANDORA E JOCA: Alesp aprova projeto de lei de autoria dos deputados estaduais Caio França e Rafael Saraiva, que regulamenta o transporte aéreo de animais no estado de São Paulo

Deputados e senadores do União Brasil recebem prêmio Excelência Parlamentar

Câmara aprova proposta de Pedro Lucas Fernandes que garante às mulheres vítimas de violência prioridade na realização de exame toxicológico

UNIÃO MULHER

Ministro Celso Sabino celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Após articulação de Dorinha (TO), Senado rejeita mudanças da Câmara e preserva recursos do Fundeb

Juscelino Filho assina acordo com Conafer para fomentar inclusão digital para a agricultura familiar

Wilson Lima anuncia valores do Fundeb com abono de até R$ 13,5 mil para servidores da educação

UNIÃO JOVEM

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress