O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a liberação de R$ 452 milhões para
empreendedores turísticos brasileiros incrementarem seus negócios.
Os recursos do Fundo Geral do Turismo (Novo Fungetur) serão direcionados para a temporada de verão 2025, a COP30 e a reestruturação do turismo no Rio Grande do Sul.
“O nosso objetivo é virar definitivamente a chave da economia brasileira, colocando o turismo como uma locomotiva que vai ajudar o Brasil a crescer e se desenvolver ainda mais”, afirmou Celso Sabino.
Do total anunciado, R$ 172 milhões serão destinados para apoiar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá no ano que vem em Belém (PA). A expectativa é que o evento coloque o Brasil no centro das discussões globais sobre turismo sustentável.
As empresas de turismo do Rio Grande do Sul, atingidas pelo estado de calamidade pública, receberão um reforço financeiro de R$ 100 milhões. O montante busca apoiar a recuperação do setor, duramente impactado pelos desastres climáticos recentes.
Para a temporada de verão, que promete impulsionar o turismo no Brasil, serão disponibilizados R$ 180 milhões. O recurso visa apoiar empreendedores turísticos de todo o país na preparação de seus negócios.
Desde que assumiu a Pasta, o ministro tem viajado pelo país para incentivar a contratação de financiamentos por meio do Novo Fungetur. A iniciativa integra o programa “MTur Itinerante”, que busca descentralizar as ações do Ministério, levando seus programas diretamente aos municípios.
Investimentos
Na última terça-feira (10), o ministro lançou a nova etapa do Programa de Aceleração do Turismo Internacional 2025 (Pati), que prevê o investimento de R$ 24 milhões para atrair novos voos e assentos para o Nordeste.
“Estamos apostando na expansão e diversificação das opções de destinos e no aumento da capacidade de assentos, especialmente para locais com menos opção de malha aérea. Isso impulsiona o turismo, a geração de emprego e renda e a atração de investimentos por todo o Brasil”, destacou Celso Sabino.
O programa incentiva companhias aéreas e aeroportos a lançarem novos voos internacionais para o Brasil e a apresentarem propostas de promoção dessas rotas. As ações incluem campanhas publicitárias nos países de origem e viagens promocionais com jornalistas, influenciadores digitais e operadores de turismo estrangeiros, por exemplo.
No projeto piloto, foram investidos R$ 3,3 milhões, resultando na oferta de mais de 70 mil novos assentos em voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025.
Foto: Roberto Castro / Ministério do Turismo