O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), assinou um acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer) para promover políticas de inclusão digital para trabalhadores da agricultura familiar.
O foco será na capacitação voltada ao mercado de trabalho, por meio do programa “Computadores para Inclusão”.
“Vamos focar na capacitação profissional que será desenvolvida nos laboratórios de informática criados com máquinas doadas por esta iniciativa, oferecendo uma estrutura completamente equipada, disponível para os agricultores familiares espalhados pelo Brasil”, afirmou Juscelino Filho.
A confederação vai promover formações e ações profissionalizantes de capacitação e inclusão digital para camponeses, indígenas, quilombolas, posseiros, ribeirinhos, assentados e acampados.
O objetivo é que as aulas possam contribuir para empoderar as comunidades atendidas, promovendo autonomia e ampliando o acesso a serviços públicos e privados.
O ministro destacou que o acesso à tecnologia e a programas de capacitação voltados para a agricultura familiar permitirá novas oportunidades para melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho no campo.
“Tenho certeza de que isso será muito importante na vida dessas pessoas, pois é por meio do letramento digital e do acesso à internet que essas pessoas vão passar a integrar a economia digital, que é a economia do futuro”, completou o ministro.
Computadores para inclusão
O programa já soma, desde sua criação, em 2010, um volume de 51,4 mil computadores doados, que resultaram na instalação de 3,8 mil laboratórios de informática em escolas e associações de mil municípios brasileiros.
Além disso, os Centros de Recondicionamento de Computadores já deram a destinação adequada a mais de 844 mil equipamentos eletroeletrônicos. Esse trabalho resultou no descarte correto e consciente de mais de 3 mil toneladas de resíduos.
Foto: Kayo Sousa / Ministério das Comunicações