Após articulação de Dorinha (TO), Senado rejeita mudanças da Câmara e preserva recursos do Fundeb

Após articulação da senadora Professora Dorinha (TO), os recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) foram preservados e a merenda escolar garantida. Na noite desta quinta-feira (19), o plenário do Senado rejeitou trecho da proposta de emenda à Constituição (PEC) 54/24, acrescentado pela Câmara dos Deputados, que permitia a utilização dos recursos do fundo para a compra de merenda escolar. No entanto, hoje já existem programas nacionais, estaduais e municipais específicos para alimentação escolar. Caso a proposta da Câmara fosse aprovada, verba do Fundeb – usada para pagar professores, abrir vagas em escolas e creches e contratar serviços, por exemplo – poderia ser usada para merenda escolar.

“Os programas de alimentação fazem diferença. Em momento nenhum nós discordamos dos programas nacionais de alimentação escolar. É importante as crianças serem alimentadas. Obviamente, o que eu estou colocando é que a natureza da despesa é uma natureza como subvenção social, ela tem as suas fontes de contribuição. Agora, a educação, enquanto fonte, não pode ser utilizada para pagar a alimentação escolar”, finalizou. A parlamentar lembrou ainda que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em seus artigos 70 e 71, detalha quais devem ser as despesas com a educação.

Depois da intervenção da senadora no plenário, durante a votação da PEC, os senadores acataram o pedido de Dorinha e o trecho acrescentado pelos deputados foi derrubado. “Tratava-se de um grave equívoco: nós íamos deixar de pagar professor, de abrir vaga em creches, de pagar o funcionamento da escola para permitir o pagamento com alimentação. Os recursos de alimentação já têm fonte definida na Constituição”, acrescentou.

A PEC 54/2024, aprovada pelo Senado, em dois turnos, traz medidas para diminuir as despesas obrigatórias do governo, como a diminuição gradativa no grupo que pode receber o abono do PIS/Pasep e as limitações aos supersalários. O texto seguiu para promulgação.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.

Compartilhe

Senado aprova parecer de Efraim Filho com novas regras para dívidas fiscais

Após articulação de Dorinha (TO), Senado rejeita mudanças da Câmara e preserva recursos do Fundeb

Juscelino Filho assina acordo com Conafer para fomentar inclusão digital para a agricultura familiar

EXECUTIVO

Prefeitos do União Brasil

Prefeitos do União Brasil participam de programa de imersão em Londres

Bruno Cunha Lima é reeleito prefeito de Campina Grande com 57,94%

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal com mais de 222 mil votos

LEGISLATIVO

LEI PANDORA E JOCA: Alesp aprova projeto de lei de autoria dos deputados estaduais Caio França e Rafael Saraiva, que regulamenta o transporte aéreo de animais no estado de São Paulo

Deputados e senadores do União Brasil recebem prêmio Excelência Parlamentar

Câmara aprova proposta de Pedro Lucas Fernandes que garante às mulheres vítimas de violência prioridade na realização de exame toxicológico

UNIÃO MULHER

Após articulação de Dorinha (TO), Senado rejeita mudanças da Câmara e preserva recursos do Fundeb

Juscelino Filho assina acordo com Conafer para fomentar inclusão digital para a agricultura familiar

Wilson Lima anuncia valores do Fundeb com abono de até R$ 13,5 mil para servidores da educação

Câmara aprova parecer de Davi Alcolumbre sobre renegociação de dívida dos estados com o governo

UNIÃO JOVEM

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress