O Ministério das Comunicações destinou R$ 893,3 milhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para viabilizar iniciativas de inclusão digital em todo o Brasil. Os recursos são provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a meta é ampliar a conectividade em escolas públicas, comunidades periféricas e áreas remotas.
“Estamos conseguindo ampliar as nossas ações com este fundo que estava parado há décadas. Com muita dedicação, conseguimos destravá-lo para levar mais internet para a população brasileira.”, disse.
Os recursos serão aplicados em políticas públicas estabelecidas pelo Ministério das Comunicações e pelo Conselho Gestor do Fust (CG Fust). As principais ações incluem a construção de redes de transporte de alta capacidade e redes de acesso para escolas públicas, além da manutenção de conectividade nessas instituições.
Para a gestão de Juscelino Filho, a infraestrutura de telecomunicações é fundamental para impulsionar o desenvolvimento social, digital e econômico do país. Assim, o Fust encerra 2024 com um investimento de R$ 981 milhões em projetos de conectividade.
Foto: Shizuo Alves / Ministério das Comunicações