Alcolumbre desponta como favorito para voltar a comandar o Senado

O Senado Federal realizará neste sábado (1º) a eleição para a presidência da Casa. O senador Davi Alcolumbre (União Brasil) é o favorito à sucessão de Rodrigo Pacheco.

O parlamentar foi indicado pelo atual presidente e conta com o apoio de 10 partidos: PSD, PL, MDB, PT, União Brasil, PP, PSB, Republicanos, PDT e PSDB. Juntos, eles somam 76 dos 81 parlamentares – o que indica que ele pode ter a maior votação da história.

Ex-presidente do Senado entre 2019 e 2021, Alcolumbre tem se destacado por sua capacidade de articulação política e construção de consensos. À frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nos dois últimos anos, o senador conduziu os trabalhos do colegiado com dedicação e compromisso com o interesse público.

“Alcolumbre é um mestre das relações políticas. É habilidoso, tem uma personalidade afável, ao mesmo tempo que consegue ser afirmativo nas suas posições.”, avaliou o senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Buscando equilibrar os diferentes pensamentos ideológicos e partidários dos membros da comissão mais estratégica do Senado, Alcolumbre pautou temas essenciais para a sociedade, encaminhou votações de propostas de impacto nacional e coordenou audiências públicas e sabatinas.

Reconhecido por seus pares pela postura conciliadora, Davi Alcolumbre pretende retornar ao comando da Casa dialogando com as diferentes forças políticas.
“Davi é alguém que traz no diálogo uma marca muito forte. Tanto que conseguiu unir o governo e a oposição dentro da mesma candidatura. Ele vai buscar uma agenda equilibrada para o Brasil, sem radicalismos”, ressaltou o senador Efraim Filho (União), líder do partido no Senado.

Atribuições do presidente do Senado

A cada dois anos, os 81 senadores elegem, por votação secreta, o novo presidente do Senado Federal. O pleito ocorre por meio de cédulas impressas, e o candidato precisa obter ao menos 41 votos para ser eleito.

Cabe ao presidente do Senado convocar e presidir as sessões da Casa. Ele também tem a prerrogativa de definir a Ordem do Dia, retirar matérias da pauta e deliberar sobre vetos presidenciais. O ocupante do cargo desempenha, portanto, um papel essencial na articulação entre os poderes e na definição da agenda política nacional.

Além de comandar o Senado, o eleito assume também a presidência do Congresso Nacional. Nessa função, ele tem a responsabilidade de convocar e conduzir as sessões conjuntas, que reúnem deputados e senadores.

Outra função de destaque do presidente do Senado é o seu papel na linha de sucessão presidencial. Ele é o terceiro na hierarquia para assumir a presidência da República quando necessário, ficando atrás apenas do vice do Executivo e do presidente da Câmara dos Deputados.

Foto: Sidney Lins Jr.

Compartilhe

EXECUTIVO

Goiânia realiza mais de 140 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em 2025

Natal é destaque nacional em eficiência na gestão pública

Roberto Cidade propõe programa para garantir água potável em escolas públicas do Amazonas

LEGISLATIVO

Aprovada proposta de Yandra Moura que garante licença menstrual e reforça direitos das trabalhadoras

Yandra Moura é homenageada com o prêmio “Amigo do Médico” e reforça defesa da valorização da categoria

Presidente Roberto Cidade fortalece políticas de sustentabilidade na Aleam com o ‘Programa Lixo Zero’

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO