Deputados do União Brasil no Amazonas lideram ações em defesa de mães atípicas e crianças com TEA

Parlamentares do União Brasil no Amazonas têm intensificado iniciativas para apoiar mães atípicas e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. De acordo com o presidente estadual do partido, o governador Wilson Lima, diversas ações estão em andamento para garantir avanços significativos a esse público.

“Nosso compromisso é com a inclusão e com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias. Os parlamentares do partido têm um papel fundamental na elaboração de leis e destinação de recursos que impactam diretamente a vida dessas pessoas”, afirmou.

O segundo vice-presidente do União Brasil Amazonas, Marcellus Campêlo, enfatiza o alinhamento do partido com essa pauta voltada aos direitos das mães atípicas e crianças com TEA. “Estamos trabalhando para garantir que essas políticas cheguem a quem mais precisa. O trabalho de nossos parlamentares mostra que estamos comprometidos com o bem-estar dessas famílias”, reforçou.

Os exemplos no Amazonas são vários. O deputado estadual Roberto Cidade (União) apresentou 19 propostas voltadas para essa causa e destinou mais de R$ 1,4 milhão para municípios como Parintins e Humaitá. Entre suas principais conquistas estão a Lei nº 6.259/2023, que determina a inserção do símbolo do autismo em placas de atendimento prioritário, e a Lei nº 6.267/2023, que institui a Política Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência.

Além disso, sob sua presidência, o parlamento estadual vai inaugurar, ainda esse ano, o Centro de Inclusão Sensorial, que oferecerá terapias e atendimentos especializados para crianças e adolescentes com TEA. “Esse espaço contará com profissionais como nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas”, anuncia Cidade.

Já o deputado Thiago Abrahim (União) também tem se destacado com leis e projetos voltados às mães atípicas e crianças com TEA. Entre suas proposições está a Lei n°6.998/2024, que assegura atendimento psicossocial prioritário na rede estadual de saúde às mães dedicadas integralmente ao cuidado de filhos com o transtorno. Outra Lei do deputado é a de nº 6.996/2024, que proíbe operadoras de planos de saúde de suspenderem ou cancelarem, sem justa causa e prévio aviso, serviços a consumidores com TEA.

Outro parlamentar do União Brasil que tem se consolidado como uma referência na defesa dessas causas é o deputado Mário César Filho. Ele é autor do PL 186/2025, que cria um programa gratuito de capacitação profissional para mães atípicas, a garantia de até dois acompanhantes para autistas em unidades de saúde e a proibição de sanções por barulho em condomínios envolvendo crianças autistas.

Por sua atuação, o Governo do Estado vai inaugurar, a partir de junho, três Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente com TEA (CAIC-TEA), priorizando atendimento gratuito a crianças autistas através de uma equipe multiprofissional e metodologia da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

Única representante feminina do União Brasil na Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada Joana Darc é autora das leis nº 5.968/2022, que pune administrativamente a discriminação contra pessoas com TEA, e nº 5.403/2021, que criou a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA). Esse documento confere prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, facilitando o acesso a direitos essenciais para as pessoas com TEA.

A parlamentar ainda é autora da Lei n.º 5.012/2019, que proíbe a cobrança de taxa de reserva, sobretaxa ou quaisquer valores adicionais para matrícula, renovação ou mensalidade de estudantes com autismo, no Amazonas, para garantir o ingresso ou a permanência do estudante em instituições de ensino público ou privado.

Foto: Mauro Neto / Secom

Compartilhe

EXECUTIVO

Gurupi (TO) firma convênio com universidade e garante mestrado gratuito para servidores da Saúde e Educação

Rondônia investe mais de R$ 16 milhões na segurança pública e lança plano de combate à violência contra a mulher

Jundiaí (SP) reforça prevenção às hepatites com testagem e vacinação durante Julho Amarelo

LEGISLATIVO

Internet gratuita chega a moradores de Extrema, em Porto Velho, por meio de emenda de Cristiane Lopes

Projeto prevê concessão de botão do pânico para vítimas de violência doméstica

Danilo Forte participa de audiências sobre fraudes no INSS e reforça urgência na votação do PL 1546/2024

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress