A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União), firmou um convênio com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), com o objetivo de impulsionar a transformação tecnológica do município. O acordo foi assinado na última quarta-feira (2), durante o evento Smart Gov Anciti, promovido pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes.
Durante a cerimônia, Débora Regis destacou a importância de modernizar os processos para aumentar a eficiência na gestão pública. Segundo ela, a plataforma de inteligência que será implementada possibilitará a integração de sistemas e otimização de recursos.
“Essa plataforma vai nos ajudar a identificar as maiores demandas da população, direcionando investimentos de forma estratégica. Além disso, queremos avançar na substituição dos processos físicos pelos digitais. A quantidade de papel que ainda é gasto deveria ser investido em praças, ruas, iluminação e qualidade de vida”, afirmou a prefeita.
A iniciativa também visa agilizar o atendimento e fortalecer a participação popular. Com o novo sistema, a população poderá solicitar serviços como reparos em vias, coleta de lixo e manutenção de iluminação pública por meio de um canal online, com georreferenciamento em tempo real.
Tecnologia aplicada à gestão
No evento, Bruno Reis destacou os avanços de Salvador na área de inovação. Entre as iniciativas, o novo sistema de monitoramento da rede de drenagem pluvial por meio de sensores.
“Esses sensores vão indicar o nível de água que está acumulada na rede de drenagem em tempo real, nos canais da cidade, indicando para a gente fazer a limpeza, para que a gente evite os alagamentos. É óbvio que a prioridade sempre foi proteger encostas, mas hoje Salvador pode avançar ainda mais, trazendo soluções também para as áreas de alagamentos”, disse.
O prefeito mencionou ainda a Infovia Salvador, rede com mais de 1,4 mil quilômetros de fibra óptica, que levou internet de alta velocidade para mais de 900 prédios públicos e escolas. Segundo Reis, a infraestrutura permitiu a ampliação do acesso à educação digital, com distribuição de tablets a estudantes do 1º ao 9º ano e implantação de Wi-Fi gratuito em áreas externas.
“Pudemos avançar na educação digital, conectando as salas de informática e distribuindo um tablet para alunos do 1º ao 9º ano. Hoje, nossas crianças têm um ambiente virtual de aprendizagem e aprendem letramento digital”, concluiu.
Foto: Jean Victor / Prefeitura Lauro de Freitas