A gestão do prefeito Márcio Canella (União) tem adotado a identificação biométrica de alunos da rede municipal de ensino como estratégia para reforçar a proteção de crianças e adolescentes e prevenir casos de desaparecimento em Belford Roxo.
Em parceria com o Detran-RJ, o Programa Protegendo o Futuro já emitiu a carteira de identidade de mais de 11 mil jovens. A iniciativa visa facilitar a localização em caso de desaparecimento, além de dificultar possíveis tentativas de alteração de identidade.
O programa foi implantado após dados do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apontarem uma alta incidência de desaparecimentos de crianças e adolescentes no município da Baixada Fluminense.
A biometria tem se consolidado como uma ferramenta estratégica na prevenção ao desaparecimento infantil, especialmente diante das dificuldades inerentes à identificação de crianças pequenas, que mudam rapidamente de aparência e, muitas vezes, não conseguem fornecer informações básicas, como nome dos pais ou endereço.
Nesse cenário, o uso da tecnologia permite uma identificação rápida e precisa, representando uma alternativa mais acessível e eficiente em comparação a métodos mais complexos e onerosos, como os exames de DNA.
Foto: Secom/Belford Roxo