O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, falou sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de convocar uma audiência de conciliação entre governo e Congresso para tratar da crise do IOF.
Rueda disse que o partido vai aproveitar o período até o dia 15 (data da audiência) para “fazer política no bom sentido da palavra que é conversar, dialogar”. “No Supremo teremos mais uma chance de colocar o nosso ponto de vista, que sempre foi a favor do país e do povo brasileiro”, acrescentou.
No despacho, o ministro também suspendeu o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aumentava o IOF e a medida posterior aprovada pelo Congresso rejeitando a norma presidencial.
O texto do STF determina, ainda, um prazo para entrega de documentos: “Comunique-se ao Presidente da República e ao Presidente do Congresso Nacional, para ciência e cumprimento imediato desta decisão, solicitando-lhes informações, no prazo de 5 (cinco dias), conforme o rito do art. 10 da Lei 9.868/1999.”