(São Paulo, 6 de Maio) _ Referência na causa animal, o Deputado estadual, Rafael Saraiva (União/SP), viajou com uma equipe do Grad (Grupo de Reposta a Animais em Desastres) para auxiliar no resgate de animais vítimas da enchente que assola as cidades do Rio Grande do Sul.
Saraiva é o único deputado do estado de São Paulo empenhado nas ações de resgate no Sul. Ele chegou na cidade de Canoas na manhã da última segunda-feira (6/05) acompanhado de uma veterinária do Instituto ELPA (Eu Luto Pelos Animais) e dois voluntários do Grade, onde deverão dar continuidade às ações de salvamento dos animais.
“Estava em contato com as equipes, mas agora chegou a hora de fazer mais. A minha escolha será sempre pela vida, ainda que ela seja fora do meu estado. Me elegi a deputado como protetor dos animais e a gravata não tirou a minha essência. Como protetor, a efetividade pede coragem, roupa suja e muito trabalho; e essa será sempre a minha escolha. Parto para mais uma missão com o único objetivo de salvar vidas”, disse o parlamentar que também atuou no resgate de animais na tragédia de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, em fevereiro de 2023.
De Porto Alegre, o parlamentar seguiu em uma embarcação rumo a Eldorado do Sul. Nesse destino, Rafael e a equipe do Grad conseguiram resgatar mais 15 animais. “É uma cena de guerra. Tivemos um caso durante o resgate que foi muito difícil, seis animais de uma mesma família que se recusavam a sair enquanto os outros não fossem resgatados. Somente depois que a senhora e o filho foram resgatados os demais aceitaram. Situações assim é que fazem a gente permanecer aqui”
Rio Grande do Sul
Fortes chuvas atingem o estado do Rio Grande do Sul desde a semana passada. Até a noite de ontem (7/05), 95 mortes haviam sido confirmadas e 131 pessoas desaparecidas, segundo a Defesa Civil. Os municípios mais afetados em termos de óbitos São Gramado e Santa Maria. Forças nacionais de todo país estão empunhados nos resgates. Ainda não se sabe o número de animais mortos e resgatados.