Avança no Senado política para prevenir e tratar endometriose no SUS

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou o projeto da deputada Dayany Bittencourt (União-CE) que cria a Política Nacional para Prevenir e Tratar a Endometriose. O PL 1069/2023 visa assegurar tratamento integral da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a proposta, o poder público também deverá elaborar regras claras sobre licenças médicas no trabalho, criar registro nacional sobre a doença e divulgar anualmente dados sobre a política. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) será a próxima a analisar o texto.

Diretrizes

O projeto assegura que essas mulheres receberão atendimento multidisciplinar no SUS, com o envolvimento de diversos profissionais da saúde. O poder público deverá garantir acesso a exames complementares, assistência farmacêutica e modalidades terapêuticas reconhecidas. O texto também prevê que:

  • o poder público deverá criar centros de referência especializados no tratamento em cada região do país;
  • a equipe de saúde deverá orientar a mulher sobre a prevenção; as terapias, como fisioterapia e atividade física; e os tratamentos, como terapia hormonal, anti-inflamatórios e cirurgia;
  • poderá haver cooperação técnica com a rede de saúde privada e universidades e parcerias e convênios com outros órgãos públicos, inclusive estaduais e municipais, além de entidades da sociedade civil;
  • a equipe hospitalar poderá atender a mulher pela internet (telessaúde).

Para isso, o projeto altera a Lei Orgânica da Saúde e a lei que cria o Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e a semana de conscientização da doença.

O SUS já oferece tratamentos clínicos e cirúrgicos para a endometriose, conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Endometriose (PCDT) de 2016. Com a política, o Poder Executivo deverá promover o consenso entre especialistas que lidam com o tema, inclusive para atualizar o protocolo.

Dor intensa

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual.

Em algumas situações, esse tecido, além de ser eliminado em forma de menstruação, volta pelas trompas e se deposita na cavidade pélvica e abdominal, provocando a doença que, por vezes, é de caráter crônico e progressivo. 

A endometriose pode causar cólicas menstruais intensas, dor pélvica, sangramento e dificuldade de engravidar, entre outros problemas. Estima-se que, no Brasil, cerca de 7 milhões de mulheres são afetadas pela doença. Entre elas, 57% têm dores crônicas. 

Apesar da alta prevalência e do impacto direto na saúde física e mental, na qualidade de vida e na produtividade das mulheres, a doença continua sendo subdiagnosticada e subtratada, avalia a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

*Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

*Fonte: Agência Senado

Compartilhe

EXECUTIVO

Entregas marcam um ano de governo em Belford Roxo (RJ) com foco em educação, saúde, lazer e esporte

Natal (RN) segue com ações de prevenção e combate ao HIV e outras ISTs

Campina Grande (PB) promove dia de lazer para crianças em Casas de Acolhimento

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /home/uniaobrasilorg/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /home/uniaobrasilorg/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/uniaobras...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('synced') #2 {main} thrown in /home/uniaobrasilorg/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51