Os trabalhos do prefeito Márcio Canella (União) no município de Belford Roxo têm dado resultado. Prova disso é a aprovação de sua gestão pela população local. Uma pesquisa da Quaest, realizada entre 1 e 3 de agosto, revela que 91% dos eleitores acreditam que a cidade está “na direção certa”, enquanto apenas 4% avaliam que está “na direção errada”. Cinco por cento não sabem ou não souberam responder.
Canella vem investindo em segurança. Em parceria com o governo do Estado, levou três delegacias de polícias para a cidade. Criou também a Ronda da Madruga, uma patrulha que garante a segurança dos trabalhadores que estão no ponto de ônibus nas primeiras horas do dia.
Ações como essas são reconhecidas pelos moradores. De acordo com a pesquisa, na opinião de 86% dos entrevistados, o prefeito do União Brasil Márcio Canella alcança uma avaliação positiva, enquanto 9% consideram regular, 2% negativa e 3% não responderam ou não souberam responder.
Para 84% das pessoas que responderam à pesquisa, o prefeito tem cumprido o que prometeu durante a campanha. Apenas 8% dizem o contrário e outros 8% não souberam responder.
Um dado do levantamento indica que o prefeito do União Brasil pode estar surpreendendo até mesmo os eleitores que não votaram nele. Do total de entrevistados, 65% dizem que o político está melhor do que esperava, 16% dizem que está muito melhor, enquanto 15 % consideram que não está melhor, nem pior. Somente 1% considera pior e 3% não souberam ou não quiseram responder.
Um caso de sucesso
Para o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, o resultado da pesquisa “é a prova de que a boa política desenvolvida por Márcio Canella, com foco em resultados, é reconhecida pelo eleitor de Belford Roxo, município que tem potencial e que precisa de nomes fortes lutando por ele”.
Em um ano e meio de gestão, o prefeito fez outras ações que também impactaram positivamente a população, como a tarifa zero, uma rota de ônibus que mensalmente vai transportar mais de 80.000 pessoas; a adoção de biometria para prevenir o desaparecimento de crianças e adolescentes e o atendimento pedagógico domiciliar para crianças com necessidades especiais.
Números elevados em todos os recortes sociodemográficos
Entre eleitores com até três salários mínimos de renda familiar o prefeito do União Brasil tem 85% de avaliação positiva, 10% regular, 3% negativa e 2% não responderam.
Na faixa entre três e sete salários mínimos, 87% entendem o desempenho de Márcio Canella como positivo, 8% como regular e 5% não deram resposta
Entre a população que recebe mais de sete salários mínimos, a avaliação positiva alcança 86% do público. O percentual que considera regular está em 10% e 4% não responderam.
Religião: índices altos e homogêneos
Entre católicos, o índice positivo chega a 89%; entre evangélicos, 87%. A avaliação do prefeito de Belford Roxo também é positiva para 85% dos eleitores que se consideram sem religião e para 69% daqueles que professam outras religiões. As avaliações negativas foram baixas: 1% dos católicos, 2% dos evangélicos, 1% dos que não tem religião e 4% que são de outras doutrinas.
Raça/Cor: análise positiva sempre acima de 80%
A avaliação de Márcio Canella é positiva para 87% das pessoas brancas, 86% das pardas e 84% das pretas. O conceito regular é escolhido por 7% dos entrevistados brancos, 10% dos pardos e 10% dos pretos. Já o negativo, atinge respectivamente, 2%, 1% e 3% dos grupos.
Homens e mulheres: avaliação praticamente igual
O índice de avaliação positiva alcançou 85% das mulheres e 86% dos homens. Para 10% do público feminino e 9% do masculino ele é regular. Dois por cento de cada grupo considera o desempenho negativo e três por cento não souberam responder.
Faixa etária
Na leitura que leva em conta a idade dos moradores, a avaliação do prefeito do União Brasil como positiva atingiu 82% das pessoas entre 16 e 34 anos, 87% das que têm entre 35 e 59 anos e 86% das com mais de 60 anos de idade. O conceito regular alcançou 14% do grupo mais jovem, 8% do intermediário e 6% dos idosos.
Metodologia
A pesquisa foi registrada com metodologia quantitativa, aplicada presencialmente e ouviu 600 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Outras prefeituras
O União Brasil está à frente de quase 600 prefeituras, sendo cinco capitais: Belo Horizonte (Álvaro Damião), Goiânia (Sandro Mabel), Natal (Paulinho Freire), Salvador (Bruno Reis) e Teresina (Silvio Mendes).
O partido conta, ainda, com quatro governadores: Ronaldo Caiado (Goiás), Wilson Lima (Amazonas), Cel. Marcos Rocha (Rondônia) e Mauro Mendes (Mato Grosso).
*Foto: Roger Silva / Prefeitura de Belford Roxo