BH é destaque nacional em políticas públicas de segurança alimentar

Reconhecida pelo sucesso da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Belo Horizonte, administrada por Álvaro Damião (União), é pela terceira vez uma das cidades mentoras do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa). Nesta quarta edição do evento nacional, a capital mineira compartilha suas experiências e Programas de SAN com Porto Alegre (RS), Santa Luzia (Região Metropolitana de BH), Abaetetuba (PA) e Mãe do Rio (PA).

Uma cidade mentora é modelo para outras, compartilhando suas melhores práticas, soluções e experiências. Cada mentoria é planejada considerando as demandas e interesses das cidades de acordo com seus contextos locais, buscando soluções criativas juntamente com o acompanhamento técnico da equipe Luppa. Dessa forma, os diálogos contribuem para a construção de uma rede intermunicipal comprometida com sistemas alimentares mais justos, saudáveis e sustentáveis.

Os encontros, que acontecerão até setembro, têm como objetivo a troca de conhecimento entre os municípios, o diagnóstico e análise dos principais desafios e potencialidades de cada um, além de facilitar o trabalho colaborativo, as estratégias e a construção de subsídios de apoio.  

Na primeira reunião online, cada cidade mentorada teve a oportunidade de se apresentar e contar suas experiências e práticas de SAN. Os demais encontros foram pautados pelos Programas de Alimentação Escolar, Agricultura Urbana e Agroecologia, Compras Institucionais da Agricultura Familiar, Banco de Alimentos e Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), de BH. Outras cidades selecionadas pelo Luppa como mentoras foram São Paulo, Osasco, Curitiba e Recife.

Plataforma colaborativa

A Plataforma colaborativa Luppa é desenvolvida pelo Instituto Comida do Amanhã, organização sem fins lucrativos de conscientização sobre segurança alimentar, em parceria com o Iclei América do Sul, a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável. Foi idealizada como uma ferramenta para ajudar cidades a alcançarem sistemas alimentares saudáveis, resilientes às vulnerabilidades climáticas e econômicas, e promotoras de justiça social, a partir da construção democrática de políticas integradas e coerentes que tratam de forma sistêmica os desafios alimentares urbanos.

*Foto: Divulgação/PBH
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Belo Horizonte

Compartilhe

EXECUTIVO

Rede de proteção à mulher se fortalece em Porto Nacional (TO)

Ponta Grossa (PR) registra maior crescimento do PIB entre grandes cidades do interior

Belo Horizonte (BH) alcança a meta de 50 mil árvores plantadas em 2025

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO