Com a ampliação dos investimentos na saúde, a gestão da prefeita Elizabeth Schmidt (União) encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados expressivos na redução do tempo de espera para consultas com especialistas. De janeiro a junho, quase 100 mil atendimentos foram agendados, e a fila de especialidades como cardiologia e ortopedia caiu, em média, 60%.
Na psiquiatria, a queda no tempo de espera e no número de pacientes chegou a 80%. Já na oftalmologia, a Prefeitura conseguiu atender a uma demanda que chegou a ter 8 mil pessoas aguardando consultas e exames.
Os avanços são resultado da gestão dos recursos públicos e da parceria com o Governo do Paraná, que somaram R$ 15 milhões em investimentos somente neste ano para consultas e exames especializados. “Ações como a organização das equipes, o planejamento estratégico e as parcerias para ampliar a rede de atendimento, aumentando a oferta de serviços, são fundamentais para atender à demanda reprimida e reduzir o tempo de espera”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Com as medidas, o tempo médio entre a solicitação, o agendamento e a realização da consulta foi reduzido para cerca de 30 dias. “Além disso, temos serviços como hematologia e tomografia, em que a solicitação dos pacientes é inserida no sistema e os agendamentos são feitos já para a semana seguinte”, destacou a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Liliam Brandalise.
Mais investimentos em saúde
Além do esforço para reduzir filas de espera, a prefeitura segue ampliando a rede de atendimento com um pacote de obras e contratações. Estão em andamento a reforma e modernização de mais de 50 unidades de saúde, mais da metade já concluída, a construção da nova UPA Uvaranas e dos superpostos Panamá e Borato, além das obras nos superpostos da Vila Cipa e Jardim Royal. Para reforçar a equipe, foram contratados mais de 60 médicos e quase 300 novos profissionais de saúde.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Ponta Grossa