Prefeitura de Salvador lança programa Corredor Verde com plantio de árvores no município

A Prefeitura de Salvador lançou, na última sexta-feira (22), o programa Corredor Verde, com o objetivo de tornar a cidade mais sustentável e resiliente. A iniciativa começou com o plantio de 115 novas árvores na Avenida Manoel Dias da Silva, mais que dobrando a arborização da via, que passará de 77 para 192 exemplares até setembro.

Até 2028, o programa deve contemplar pelo menos seis outras vias movimentadas: Silveira Martins, Dom João VI, Fernandes da Cunha, Jequitaia, Juracy Magalhães, Cônego Pereira, além do bairro Dois de Julho.

Segundo o prefeito Bruno Reis (União), o Corredor Verde vai ajudar a enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. “Estamos plantando árvores de grande porte com investimento de R$ 1,8 milhão. É uma ação inspirada em Medellín, na Colômbia, onde medidas semelhantes reduziram a temperatura em até 2 °C”, afirmou.

As árvores também devem melhorar o conforto térmico e incentivar o uso da via por pedestres e ciclistas. Por estar próxima à orla, a Avenida Manoel Dias recebeu espécies resistentes ao salitre, como oiti de praia e abricó-de-praia. Em áreas mais centrais, serão plantados ipês, jacarandás e pau-brasil.

O secretário de Sustentabilidade (Secis), Ivan Euler, destacou os benefícios da arborização: “Melhora a qualidade do ar, reduz ilhas de calor e amplia a biodiversidade. É o maior programa do tipo já realizado em Salvador”.

A escolha das vias é feita em conjunto com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Segundo a presidente do órgão, Tânia Scofield, o projeto considera critérios como conforto ambiental e requalificação urbana: “Há ruas que perderam dinâmica social e econômica e precisam de revitalização. O Corredor Verde vai transformar o espaço urbano”, explicou.

Sustentabilidade em pauta

Salvador é a segunda capital brasileira com maior percentual de vegetação urbana (26,2%), atrás apenas de Rio Branco (AC), segundo a rede MapBiomas.

Nos últimos anos, a cidade já plantou mais de 130 mil árvores e preservou 26 mil km² de Mata Atlântica. Atualmente, conta com mais de 1,5 mil praças verdes, sendo cerca de 600 reformadas nos últimos quatro anos.

Entre outras ações, a Prefeitura inaugurou o Jardim Etnobotânico, no Jardim Botânico de Salvador, o Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Cima), no Bonfim, e o Viveiro de Restinga, em Stella Maris.

A capital também é destaque nas políticas climáticas: já realizou três inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) e, entre 2019 e 2022, reduziu em 41% as emissões do setor de uso do solo. Salvador ainda lidera o ranking de menor emissão de CO₂ per capita entre as capitais, com índice de 1,06, segundo o “Mapa da Desigualdade entre as Capitais”.

*Foto: Betto Jr./ Secom PMS
*Fonte: Alô Alô Bahia

Compartilhe

EXECUTIVO

Prefeitura de Salvador lança programa Corredor Verde com plantio de árvores no município

Mato Grosso entrega mais 83 novos ônibus para transportar alunos do campo

Belford Roxo reforça os canais de comunicação de denúncias de violência contra mulher no Agosto Lilás

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress