Cerca de 70 profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), vinculados à Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, participaram na última sexta-feira (22) de uma capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com foco no diagnóstico, tratamento e monitoramento da sífilis na gestação.
O prefeito Rodolfo Mota (União) destacou que a ação integra os esforços da gestão para aprimorar o atendimento nas unidades de saúde. “Esse tipo de capacitação garante que nossas equipes estejam preparadas para atender com mais segurança, acolhimento e eficiência, protegendo especialmente as gestantes e os bebês. A saúde preventiva é prioridade em nossa gestão, e vamos seguir trabalhando para oferecer um serviço público cada vez mais humano e eficiente”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, médico Guilherme de Paula, ressaltou a importância do fortalecimento do fluxo de tratamento na rede pública. “As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem ter consequências sérias durante a gravidez, tanto para a mãe quanto para o bebê. É fundamental que as mulheres grávidas façam exames durante o pré-natal e sigam as orientações médicas para evitar complicações”, explicou.
A capacitação foi organizada pela Divisão de Educação Permanente em Saúde, em parceria com a Vigilância em Saúde, UPA, NATTA e o setor Materno Infantil da 16ª Regional de Saúde. Participaram representantes de todas as unidades básicas, que serão multiplicadores das informações junto às equipes. “Durante o encontro foram discutidos os sintomas da sífilis, os protocolos mais recentes, formas de atendimento, orientações para conversar com os pacientes e como fazer a notificação dos casos. Também houve espaço para troca de experiências entre os participantes”, relatou a psicóloga do Departamento de Trabalho da AMS, Grasiela Rossetti.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Apucarana