As críticas ao governo foram a tônica do que foi divulgado pela mídia sobre a fala de Antonio Rueda, presidente do União Brasil, durante a abertura do evento, que reuniu lideranças empresariais e políticas, de 21 a 23 de agosto, no Rio de Janeiro.
Correio Braziliense
A jornalista política Denise Rothenburg destacou em seu blog no Correio Braziliense alguns dos pontos principais de suas críticas. Sobre o tarifaço dos Estados Unidos, ela escreveu: “O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está omisso em relação ao tarifaço de Donald Trump. Para Rueda, independente da forma como o presidente dos Estados Unidos tem tratado o presidente Lula, ele deveria ter ligado ou ter viajado para os EUA ao encontro de Trump para negociar as tarifas de 50%.”
Já sobre a crítica econômica, a jornalista registrou que o dirigente “também não deixou de tecer duras críticas à política fiscal do governo Lula”; Rueda também destacou que o governo precisa cortar gastos e parar de “imputar a conta ao empresariado do país” e, ainda, alertou sobre a necessidade de “o Brasil realizar uma para reforma administrativa diminuir o Estado”.
No dia seguinte à abertura do evento (23), a jornalista fez nova menção a Rueda, citando um possível alinhamento entre o União Brasil, o PP e o PL para as próximas eleições por ocasião do evento: “Por mais que Lula tenha ministros do PP e do União Brasil, a proximidade entre a federação União Progressista e o PL está maior do que o governo imagina. Os três presidentes de partidos que estiveram no 24º Fórum Empresarial Lide, no Rio de Janeiro, já conversam sobre o lançamento de candidatos ao Senado mais afinados com a ala conservadora do país. Embora as chapas ainda não estejam fechadas e falte muito tempo para isso, a tendência é de que esses três partidos caminhem juntos. Aliás, o recado que o trio deu em suas palestras no Fórum Lide foi muito claro: estarão juntos; se não for possível no primeiro, será no segundo turno”.
Sobre a candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência da República, Rothenburg destacou que ‘’nem quando oficializou a federação União Progressista, o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, tinha sido tão enfático ao mencionar uma possível candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência quanto nessa sexta-feira”, e reproduziu a fala de Rueda no final de seu discurso no 24º Fórum Empresarial LIDE: “Caiado, você é o nosso pré-candidato, vá em frente”.

Poder 360
O portal de notícias Poder 360 também deu foco às críticas de Rueda ao governo durante o evento do Grupo de Líderes Empresariais.“Os presidentes de União Brasil, Antônio Rueda, e PP, senador Ciro Nogueira (PI), siglas com ministros no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticaram o que consideram excesso de gastos da gestão petista. Eles fizeram palestras no 24º Fórum Empresarial Lide, no Rio”. O texto também reforçou que o presidente do União criticou a falta de negociações entre o Brasil e os Estados Unidos, chamando o presidente da República de omisso.
*Foto: divulgação