A Prefeitura de Ponta Grossa (PR), sob gestão de Elizabeth Schmidt (União), está ampliando e modernizando o sistema de drenagem urbana para prevenir alagamentos e melhorar o escoamento das águas em períodos de chuva intensa. A expansão da rede de galerias pluviais reforça a proteção dos bairros diante de eventos climáticos mais severos.
Um exemplo é a nova galeria construída na Rua Ricardo Kossatz, no Núcleo David Federmann, em Uvaranas. Com cerca de 450 metros de extensão, a obra foi projetada para aumentar a capacidade de escoamento em um ponto historicamente vulnerável a acúmulos de água após fortes chuvas, eliminando o risco de alagamentos e garantindo mais tranquilidade e qualidade de vida aos moradores.
Os investimentos em microdrenagem também reduzem a erosão do solo e do pavimento asfáltico, evitando gastos com manutenções corretivas e contribuindo para a mobilidade urbana, em um cenário de altos investimentos em pavimentação realizados pela Prefeitura.
“É natural que surjam novas demandas em diversos pontos, pois a cidade possui galerias pluviais antigas com uma capacidade que já não suporta toda a demanda de escoamento de águas que temos hoje, após um vigoroso crescimento. A área de solo impermeável cresceu muito em Ponta Grossa e, por isso, estamos aumentando essa capacidade de escoamento com tubulações mais robustas, prevenindo e corrigindo essa deficiência em diversos locais”, explica o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Marques.
*Foto: Henry Milléo/PMPG
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Ponta Grossa