O Sistema de Monitoramento Interativo, totens, instalado pelo governo de Rondônia sob gestão de Marcos Rocha (União), vem fortalecendo a segurança pública em pontos estratégicos do estado. Os equipamentos reúnem duas funções principais: câmeras de monitoramento e contato direto do cidadão com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Os totens têm sido aliados da Polícia Militar (PM-RO) no combate a crimes como furtos e roubos. Os números confirmam os avanços: nos primeiros oito meses de 2025, Rondônia registrou queda nos principais indicadores criminais em comparação ao mesmo período do ano anterior. O furto de veículos caiu 30%, o roubo de veículos, 56%, e o furto e roubo de celulares, 17,3%.
O governador Marcos Rocha destaca a importância do recurso. “Os totens são uma ferramenta importante, pois identificam pessoas, placas de veículos e foragidos da Justiça. Além disso, permitem que o cidadão acione a polícia de forma rápida. Outro ponto essencial é o monitoramento por câmeras, que possibilita às forças de segurança agirem de forma antecipada”.
A comerciante Emilly da Trindade, que trabalha em uma loja de peças de bicicleta no bairro Igarapé, em Porto Velho, relata os benefícios da tecnologia. “Nós já vimos várias abordagens da polícia aqui na rua Daniela esquina com a Calama no bairro Igarapé, uma moto estava cm a placa clonada e uma pessoa conduzindo o veiculo, após essa pessoas estacionar, logo em seguida a policia veio abordou a pessoa e apreendeu a moto, foi algo que fiquei surpresa pela agilidade e mostra que a segurança esta agindo protegendo a sociedade,” afirmou.
O secretário de Segurança, Felipe Vital, reforça a eficiência. “A utilização desses recursos tecnológicos traz agilidade para a atuação da polícia. Temos uma sala de controle que permite visualizar as cidades por meio dos totens e manter contato direto com as guarnições nas ruas. Isso nos permite agir com rapidez e garantir segurança ao cidadão de bem”.
Os resultados no combate ao crime também se devem às operações integradas entre a PM-RO e a Polícia Civil (PCRO), aliadas a ferramentas de rastreamento e monitoramento. Um dos destaques é o sistema “Muralha”, que já registrou cerca de 75 milhões de leituras de placas de veículos. Os totens ainda dão suporte a investigações da PCRO e utilizam reconhecimento facial para identificar suspeitos. Instalados em áreas com altos índices de criminalidade, já contribuem para a redução de incidentes.
Atualmente, os totens estão presentes em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena. O estado também conta com módulos de segurança, que reforçam o videomonitoramento com câmeras de zoom aprimorado, capazes de registrar detalhes precisos das áreas vigiadas.
O botão de emergência dos totens possibilita contato imediato com a polícia. Ao ser acionado, o cidadão fala via viva-voz com um operador do Ciop, que registra a ocorrência no Sistema de Segurança (Siseg). Em seguida, o teledespacho envia o protocolo para a equipe policial mais próxima. Com tecnologia embarcada nas viaturas, a PM-RO recebe o alerta em tempo real e se desloca rapidamente ao local da ocorrência.
*Foto: Divulgação (SESDEC)
*Fonte: Ascom / SESDEC