Sob a liderança do governador Ronaldo Caiado (União), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) conquistou o Prêmio Excelência da Saúde, uma das mais importantes honrarias do País nas áreas de gerenciamento, tecnologia e inovação. A entrega ocorreu no último sábado (20), em Ribeirão Preto (SP), com a presença de empresários, engenheiros e pesquisadores de diversos estados.
O secretário de Saúde, Rasível Santos, destacou que a premiação reforça a trajetória de conquistas do governo goiano. “Só neste semestre, a pasta recebeu quatro premiações”, lembrou. Em agosto, os programas Meu Prontuário Eletrônico (Meu PEP) e Exames laboratoriais (Hemograma) usando FHIR conquistaram 1º e 2º lugares no Prêmio da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC). Já em setembro, o Meu PEP garantiu a primeira colocação no 2º Prêmio de Inovação do Setor Público de Goiás.
Representantes do Grupo Mídia ressaltaram que a escolha da SES se deve aos investimentos em tecnologia de gestão, que colocam Goiás em posição de destaque no cenário nacional.
Rasível Santos frisou que o Governo de Goiás tem como prioridade o desenvolvimento e a implementação constante de novas tecnologias na saúde. Ele citou que os 25 hospitais e as 6 policlínicas do Estado utilizam soluções tecnológicas da empresa MV, que integram dados assistenciais e otimizam processos.
Segundo o secretário, Goiás é o único estado do País que realiza publicações de saúde em HL7 FHIR, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Essa interoperabilidade permite que outros sistemas e plataformas acessem informações clínicas. “Já recebemos pacientes do Hospital do Amor, de Barretos, que vieram com a interoperabilidade”, relatou.
Ele ressaltou ainda que essa inovação fortalece a rede estadual justamente no momento em que o governo inaugura o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) para tratamento de câncer em crianças e adolescentes, garantindo mais eficiência e ampliando o acesso da população aos serviços, o que contribui para reduzir mortes evitáveis.
*Foto: SES-GO
*Fonte: Agência Cora Coralina