A Prefeitura de Lauro de Freitas (BA), sob gestão de Débora Regis (União), iniciou mais uma etapa da campanha Outubro Rosa 2025, com o tema “Previna-se hoje, abrace a vida sempre”. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), começou na Unidade de Saúde da Família (USF) do Chafariz, no Parque Jockey Clube, e seguirá ao longo do mês em diversas unidades do município, com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.
As atividades incluem coleta de preventivo (papanicolau), palestras educativas, orientações sobre o rastreamento do câncer de mama e realização de mamografias, além de ações de promoção da saúde em todas as USFs.
A gerente da USF Chafariz, Ítala Paim, destacou o impacto da mobilização: “Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a saúde da mulher. Aqui no posto do Chafariz estamos juntos nessa causa tão importante, realizando uma ação especial para as mulheres da nossa comunidade, com atendimentos, palestras e orientações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.”
Moradoras também aprovaram a iniciativa. Maria da Paixão Alves Santana, 64 anos, elogiou o atendimento: “Foi uma oportunidade pra gente que ainda não tinha feito. Graças a Deus surgiu essa chance e eu estou aproveitando! Sou moradora daqui e fiquei muito feliz com o atendimento. Se for pra dar uma nota de zero a dez, eu dou mil!”
Já Edleuza Moreira Souza, 48 anos, ressaltou a importância do cuidado preventivo: “Vim aqui no posto Chafariz fazer o exame de mamografia, que é muito importante para nós, mulheres. Fazer esse exame é essencial pra gente se prevenir contra o câncer de mama. Gostei muito e não podia perder essa oportunidade.”
A gestão reforça que a prevenção é o caminho mais eficaz. Mulheres de 50 a 74 anos devem realizar mamografia a cada dois anos, enquanto as de 40 a 49 ou acima de 74 devem seguir orientação médica individual. Para o câncer do colo do útero, o papanicolau é indicado para mulheres de 25 a 64 anos a cada três anos, e a vacinação contra o HPV é recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, contribuindo para reduzir o risco da doença.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Ascom / Prefeitura Lauro de Freitas