Durante um almoço realizado em Brasília, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), juntamente com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, além da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), assinou um pacto pela Segurança Pública.
No documento, o grupo reafirma o compromisso com o PL 2646/2025 de combate ao crime organizado, que “estabelece instrumentos de repressão qualificada, responsabilização ampliada e coordenação interfederativa, reconhecendo que o enfrentamento ao crime exige sinergia entre União, estados, municípios, governos e oposição”.
O abaixo-assinado também cita preocupação com a morosidade na tramitação no PL 125/2022, que aperfeiçoa o tratamento do devedor contumaz. Por fim, os signatários do documento pedem que os dois projetos sejam analisados pelo Congresso Nacional conjuntamente ao PL do governo, que está sendo relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP) e que pode ser votado nesta quarta-feira (12).
Rueda e Caiado
Entre a sessão plenária em homenagem às forças de segurança do Rio de Janeiro, realizada pelo PP no Senado Federal, e o almoço dos governadores, o governador de Goiás reuniu-se com o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, no gabinete do senador Efraim Filho (PB).
Após o almoço, governadores foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Eles querem que as organizações criminosas sejam consideradas grupos terroristas.
*Foto: Mônica Pedroso